1_ No período chamado iluminista também participaram os enciclopedistas. quais foram os dois principais enciclopedistas e o que pretendiam?
2_ O que significa despota?
3_ Quem foram os despotas esclarecidos da Rússia e de Portugal?
POR FAVOR ME AJUDEM GENTE, QUEM ME AJUDAR EU AGRADECERIA MUITO E DOU MELHOR RESPOSTA PARA QUEM RESPONDER PRIMEIRO.
Soluções para a tarefa
1.
D' ALEMBERT E DIDEROT
Este movimento, representado pelos enciclopedistas D' Alembert e Diderot tinha como objetivo principal a catalogação e divulgação do conhecimento iluminista, através da escrita, publicação e divulgação da enciclopédia.
Diderot e D' Alembert são referências para o iluminismo porque foram os responsáveis pela organização da enciclopédia.
Eles são conhecidos como os enciclopedistas responsáveis pela organização da enciclopédia, um conjunto de obras que tinha como objetivo divulgar o pensamento iluminista pela Europa e pelo mundo.
Estes homens foram responsáveis pela organização da enciclopédia cujo principal objetivo era reunir e divulgar as ideias iluministas para o maior número de pessoas possível.
Diderot e D' Alembert são os organizadores da enciclopédia, uma coletânea de 35 volumes em que foram reunidos vários pensamentos liberais.
Enfim, a enciclopédia foi uma tentativa de reorganizar a filosofia iluminista e compartilhá - la da maneira mais ampla possível.
A enciclopédia tinha como um de seus objetivo ser um guia " racional das ciências das artes e dos ofícios ".
Em outras palavras, a enciclopédia pretendia fornecer os instrumentos necessários para compreender as ações humanas pelo uso da razão e não pelas explicações religiosas que sempre recorriam a intervenção da providência divina, ou seja, a intervenção de Deus.
2. Significado de déspota:
• Que chefia, dirige ou governa de modo completamente autoritário; tirando, autoritário, antidemocrático.
que é capaz de exercer sua autoridade de modo opressor; despótico.
que se comporta de maneira tirânica para obter o poder completo;
POR EXTENSÃO: Que demonstra autoridade ou tirania.
3.
CATARINA II da Rússia - a partir das ideias iluministas, sobretudo de Voltaire e D' Alembert, a Imperatriz limitou a interferência da igreja, pois passou a aceitar todas as crenças religiosas; construiu escolas e modernizou a administração, assim como reformou algumas cidades. O filósofo iluminista Diderot esteve na Rússia, à convite de Catarina II.
MARQUÊS DE POMBAL - não era um monarca, e sim um conde português, ministro do rei D. José, de Portugal. pombal expulsou os Jesuítas das terras portuguesas (Portugal e suas colônias) e reformou a estrutura administrativa (educacional, econômica, social e do exército), desenvolvendo, dessa forma, o comércio colonial.