Filosofia, perguntado por silvasave1234, 6 meses atrás

1 – No pensamento político de Rousseau, o verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: ‘Defendei Vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos da terra são de todos e que a terra não pertence a ninguém!’. Grande é a possibilidade, porém, de que as coisas já então tivessem chegado ao ponto de não poder mais permanecer como eram, pois essa ideia de propriedade, dependendo de muitas ideias anteriores que só poderiam ter nascido sucessivamente, não se formou repentinamente no espírito humano”. (ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p.2265. Coleção Os Pensadores). A este respeito, assinale a alternativa CORRETA a respeito da teoria contratualista de Rousseau. a) Rousseau afirma que no Estado de Natureza há liberdade ilimitada, resultando como premissa a inexistência da propriedade privada e do direito de alguns sobre aquilo que é de todos os homens. b) Rousseau define que no Estado de Natureza o homem possuía o direito irrevogável sobre a propriedade constituindo a posse da terra, portanto, um direito particular. c) Rousseau adverte que no Estado de Natureza a liberdade é limitada, tornando-se necessário o de ver de subordinação dos homens ao poder político do mais forte. d) Rousseau não admite que no Estado de Natureza o homem tenha o direito ilimitado sobre todas as coisas, mas apenas que a propriedade pertence coletivamente a todos. e) Rousseau busca estabelecer que no Estado Civil o direito deve preservar a propriedade privada, uma vez que o Estado de Natureza é formado pela guerra de todos contra todos.​

Soluções para a tarefa

Respondido por biahancock
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Essa frase do Rousseau deixa bem claro que ele era contra a propriedade privada pois, ele fala quando o homem marcar ali o terreno e diz que é seu logo a partir disso surgir a desigualdade.

B incorreta, pois a B mencionar que o homem teria seu direito particular a terra porem, Rousseau é contra

C incorreta, pois Rousseau não defende esse Estado de Natureza

D incorreta, pois mais uma vez o filosofo não defende a propriedade privada nem particular e nem coletiva

E incorreta, pois o filosofo não defende esse tipo de tese pelo contrario pois, Para Rousseau a única esperança de garantir os direitos de cada um está na organização de uma sociedade civil, com direitos iguais para todos, e isso através de um contrato social.

letra A correta.

Respondido por AnthonioJorge
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De acordo com Jean-Jacques Rousseau a desigualdade é socialmente criada e convencionada. Logo, a alternativa A está correta.

Para o filósofo francês Jean-Jacques Rousseau, o homem é bom, livre e feliz no estado de natureza. Os vícios e a corrupção resultam da vida em sociedade.

Rousseau afirmava que o homem nasce livre, mas encontra-se acorrentado aonde quer que olhe. O homem, bom por natureza, é assim acorrentado pelo Estado e pela sociedade política, representantes da desigualdade entre os homens.

Para Rousseau, a origem da desigualdade entre os homens se deve com o surgimento da propriedade privada. A partir do momento em que o primeiro homem determinou que um pedaço de terreno era seu, outras pessoas buscaram o mesmo: a propriedade privada é o início da sociedade civil que dará origem, por sua vez, ao pacto social.

Rousseau (1712-1778), o mais importante iluminista francês, tendia ora à teoria do sentimento interior (que influenciaria o romantismo alemão posterior), ora à defesa da absorção total do individuo na vida social por meio do conceito de vontade geral (uma de seus principais legados aos revolucionários).

Suas obras "Do Contrato Social" e "Emílio" representam o grosso de sua teoria: o homem nasce bom, a sociedade o corrompe ou, em outras palavras: o homem nasce livre e se encontra acorrentado por toda parte.

Ironicamente, o Iluminismo alcançou seu ápice prático na Revolução Francesa que, teoricamente, se inicia com imensa confiança na razão como motor para se alcançar uma República virtuosa. Acabou, contudo, após as guilhotinas e o terror de Robespierre, gerando um reino de medo e, posteriormente, um império despótico comandado por Napoleão.

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/23868210

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