1-No passado, as sociedades dividiam o trabalho entre trabalhadores livres e escravos. Descreva cada um deles.
2- Na história da humanidade, sociedades das mais diferentes culturas e das mais diversas épocas escravizaram algum outro povo. Descreva a escravidão durante a idade media, na Europa, Asia e Africa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - As pessoas escravizadas realizavam os serviços mais desprezados pela comunidade e não podiam fazer outra coisa. além disso, não eram pagas pelo seu trabalho. quando desobedeciam, eram punidas por seus senhores.
2 - No início da Idade Média, o trabalho escravo foi desaparecendo, dando lugar ao feudalismo. O senhor feudal (suserano) cedia uma parte de suas terras ao trabalhador (vassalo) que nelas trabalhava. Dela este retirava os alimentos para seu sustento e, em troca, pagava uma taxa ao senhor.
Por volta do ano 1000 a escravidão tinha praticamente acabado na Europa ocidental, sendo substituída pela servidão. Ela permaneceu por mais tempo na Inglaterra e em áreas ligadas ao mundo muçulmano, onde a escravidão continuou a florescer.
Países do Oriente Médio também levaram muitos escravos da África para a Ásia até o século XX. da mesma forma que os escravos, os servos também trabalhavam sem pagamento. Esse tipo de trabalho era muito comum na Europa durante a Idade Média(aproximadamente entre os séculos VI e XVI).
As pessoas acabaram se tornando escravizadas na África principalmente pelas guerras. outra forma de escravidão presente que aconteceu na África foi a escravidão por dívida: o indivíduo endividado passava a ser escravo do credor da dívida.