Sociologia, perguntado por MaraRamos619, 11 meses atrás

1 - No livro ''Manifesto Comunista'' Marx e Engels destacam que a história da sociedade até os nossos dias tem sido a da luta de classes. Explique essa afirmação.2 - Descreva em base a leitura no primeiro capítulo do Manifesto Comunista, como ocorreu o desenvolvimento da divisão em classes sociais da sociedade capitalista.3 - Por quê Marx e Engels afirmam: "A burguesia desempenhou um papel eminentemente revolucionário." ?4 - Citando trechos do primeiro capítulo do Manifesto Comunista demonstre por quê os interesses da burguesia e do proletariado são antagônicos. Desenvolva sua resposta explicando a relação estabelecida por essas classes.

Soluções para a tarefa

Respondido por ProfMarx
1
1°-A teoria marxista da luta de classes, formulada por Marx e confirmada pela experiência secular secular do movimento socialista é um poderoso instrumento de luta pela derrubada do capitalismo.
2°-As classes sociais estão dividias em duas: Classe Operária e Burguesia.
" A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história da Luta de Classes." -Manifesto Comunista
3°-Porque na Revolução Francesa, a burguesia revoluciona, liquidando com o poder da igreja-monarcas-srs. feudais, instituindo uma nova sociedade, a sociedade capitalista, onde o poder passou a ser da burguesia.
4°-" "[...] Entretanto, a nossa época-época da burguesia-caracteriza-se por ter ter simplificado o antagonismo de classe. a sociedade civil se divide cada vez mais em dois campos opostos"-Man Comunista

A Classe Operária, é a classe que tudo produz, e a quase nada tem direito dentro do regime capitalista.
A burguesia, é a que nada produz e a tudo tem direito, dentro do sistema capitalista. Vive da exploração do proletariado.
Perguntas interessantes