1)
No limiar do século XX, às vésperas da Primeira Guerra Mundial, o historiador francês Ernest Lavisse fornecia as instruções para o ensino da História aos jovens de seu tempo, das quais reproduz-se o trecho seguinte:
a)
A História é escrita pelos pesquisadores e deve ser ensinada por professores, pois estes não tem as capacidades intrínsecas necessárias a pesquisa, dedicando-se exclusivamente a docência.
b)
A visão excessivamente patriótica do autor expõe concepções que, no alvorecer do século XX, entendiam que o historiador tinha como função glorificar a nação, o Estado e as instituições.
c)
O "ensino histórico", no contexto do Brasil contemporâneo, deve ser, sobretudo, um instrumento de combate para fazer que as armas intelectuais estejam a favor da unidade da pátria e do amor de cada cidadão pela sua bandeira.
d)
A revolução metodológica no ensino da História tornou-se, no fim do século XX, completamente racional e neutra, sem qualquer possibilidade de interferência da ideologia na teoria
2)
"A História humana não se desenrola apenas nos campos de batalha e nos gabinetes presidenciais. Ela se desenrola também nos quintais entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbios, nas casas de jogos, nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquinas." Ferreira Gullar
a)
o fato histórico não tem que ser, necessariamente, um grande acontecimento; ele também se faz no cotidiano das pessoas.
b)
a missão do historiador é, a partir dos documentos primários; estabelecer os fatos históricos e estudá-los em sua linearidade.
c)
o trabalho do historiador é mostrar os fatos como realmente ocorreram, não cabendo uma abordagem crítica
d)
a nova História tem-se preocupado, basicamente, em gerar uma produção histórica objetivando contestar a interpretação marxista da História.
3)
A história dá "lições" na medida em que ensina a dúvida metódica, o rigor, em que é aprendizagem de uma crítica da informação. É isso que me faz pensar que a história (...) é a "escola do cidadão", que ela contribui para formar pessoas cujas opiniões sejam mais livres, que sejam capazes de submeter as informações com que são bombardeadas a uma análise mais lúcida, (...) menos enredadas nas malhas de uma ideologia. Ela ensina a ler a complexidade do real.
Alternativas:
a)
O conhecimento da história não se traduz no acúmulo de conhecimentos sobre acontecimentos do passado; ele os ultrapassa na busca da compreensão de suas causas e de suas interações recíprocas que formam o processo histórico.
b)
A história é um conhecimento científico, no sentido de que a ciência estabelece as causas definidas dos fenômenos e apresenta a capacidade de prever acontecimentos futuros.
c)
O trabalho do historiador é antes de mais nada a reconstrução integral da realidade passada.
d)
Ideologia, de acordo com o texto, significa o conjunto das ideias acumuladas por uma sociedade ao longo do tempo.
4)
Para Fernand Braudel a "História é a ciência do passado e do presente, um e outro inseparáveis". Outro historiador, Peter Burke, lembra que "por mais que lutemos arduamente para evitar os preconceitos associados a cor, credo, classe ou sexo, não podemos evitar olhar o passado de um ponto de vista particular". Já Edward H. Carr conceitua a História como "um processo contínuo de interação entre o historiador e seus fatos, um diálogo sem fim entre o presente e o passado". Com base no pensamento destes historiadores, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Segundo os autores citados, o passado histórico tem vida própria, estando desvinculado das circunstâncias do tempo presente.
b)
Enquanto a História se ocupa do estudo dos atos humanos ao longo do tempo, a Geografia volta-se para a análise atemporal do espaço, desvinculando-o das ações empreendidas pelas sociedades.
c)
Mesmo que se volte para o estudo de um passado longínquo, o historiador não está livre de condicionamentos diversos ao investigar e escrever sobre o tema escolhido.
d)
Já que o passado não pode retornar, nem ser revivido, a História perde enormemente a sua função.
5)
A História é marcada por continuidades e descontinuidades que mostram as dificuldades encontradas pelos homens na sua luta para construir sua cultura. Para compreender esses processos, o historiador deve considerar que:
Alternativas:
a)
cada cultura é um reflexo das vontades e das necessidades individuais dos povos, sendo importante destacar que as conquistas materiais determinam mecanicamente a maneira de sentir a pensar;
b)
os processos históricos são um conjunto de comportamentos que se repetem, criando culturas com estruturas semelhantes;
c)
a análise dos fatos históricos exige critérios teóricos e metodológicos, para que se possa ter uma melhor compreensão do que aconteceu;
d)
a História é um conjunto de fatos que jamais se repetirão, onde o papel das grandes personalidades merece destaque especial, para que se chegue a uma verdade definitiva;
Soluções para a tarefa
Respondido por
41
1B - 2A - 3A - 4C - 5C Certinhas
letaortiz2:
A minhas questões tbm deu esses resultado!! ; )
Perguntas interessantes
ENEM,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás