1)
No início do século XVI, com as grandes navegações e o desenvolvimento econômico, o interesse de explorar novas terras ganhou força, o que propiciou o surgimento de muitas colônias. O objetivo de todos os impérios, que a partir de então se aventuram no mar, era encontrar rota navegável com a Ásia. Em 1419, Portugal já explorava a costa africana e por fim, chegaram à Índia e litoral sul-americano. O Império Espanhol também obteve muitos êxitos econômicos na exploração de colônias, e o Império Britânico, a França e a Holanda passaram a seguir a Espanha e Portugal e obter colônias para melhor relação comercial com a Ásia. " A colonização da América latina foi impulsionada por nobres sem fortuna, comerciantes, aventureiros e pelos os reis, seja por interesse público e privado, e se insere no contexto do mercantilismo. A crença no metalismo, por exemplo, ajuda a explicar porque os europeus daquele tempo manifestavam tanta sede por ouro. A mineração, foi a principal atividade econômica da América colonial. Concorreu para isso a forte capacidade da mineração de provocar efeitos multiplicadores sobre os outros setores da economia, como a agricultura, a pecuária, a manufatura e o comércio". (BOULOS, Alfredo. História-Sociedade e Cidadania. p. 60)
Agora assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
A agropecuária predominou em regiões de vegetação rasteira, como as Tundras. A unidade produtora básica nos campos coloniais foi a fazenda, grande propriedade rural voltada para a policultura e para a criação de gado.
b)
A fazenda colonial exigia muito capital para o seu funcionamento, e se inseria em circuitos mercantis que controlava poucas áreas do território colonial. As fazendas portuguesas abasteciam a manutenção geral das atividades rurais.
c)
O artesanato era praticado por trabalhadores reunidos em um galpão, controlados por um proprietário da rede de manufatura. Os artesões recebiam salário e poucos eram independentes, mas todos exerciam várias atividades.
d)
No século XVII, a Inglaterra e sua crescente burguesia decidiram ativar os negócios coloniais. Assim para ocupar a costa americana, o rei Jaime I criou a Companhia do Comércio, formando as colônias americanas.
e)
Os camponeses sem terra eram trabalhadores pobres que tinham ido para as colônias em busca de trabalho, era feito uma acordo pela Companhia de Comércio que aqueles que fosse para as Américas teriam a liberdade de imigração.
2)
A fabricação de bens necessários à vida teve início desde que o ser humano começou a transformar qualquer elemento da natureza para fazer artefatos, como vasos, arcos e flechas, instrumentos de madeira, etc. Mas essa fabricação de bens a partir de matérias-primas fornecidas pela natureza conheceu diferentes momentos ao longo da História, até chegar as profundas transformações realizadas pela a indústria. "O domínio da técnicas ampliou-se entre diferentes períodos históricos. Enquanto em determinadas épocas predominava o uso de recursos mais rudimentares, recentemente são aplicados cada vez mais conhecimentos científicos no desenvolvimento de novas técnicas, é o que chamamos de tecnologia. O constante desenvolvimento tecnológico de estudos e aplicação científicas na produção de novas técnicas é uma característica peculiar das sociedades capitalistas". (BOLIGIAN, Levon e MARTINEZ, Rogério. Geografia-Espaço e Vivência. p. 30)
Agora assinale a alternativa correta que corresponde ao processo de industrialização.
Alternativas:
a)
O artesanato é feito pela divisão social de tarefas, da qual cada artesão ou conjunto de artesões ficam responsáveis por uma tarefa, e é o conjunto de tarefas que permitem obter o produto final.
b)
O empregos da máquinas durante a primeira revolução industrial permitiu que as indústrias pudessem produzir em larga escala os produtos, substituindo a mão de obra humana, onde os trabalhadores são os operadores de máquinas.
c)
A indústria moderna resultou da Revolução Industrial em meados do século XVII. Substituindo o artesanato, a indústria fez da atividade econômica um negócio lucrativo devido a qualidade da produção.
d)
A manufatura é caracterizada pelo o uso de máquinas simples como teares e a divisão social do trabalho era separada por grupos de trabalhadores que ficavam responsáveis por uma tarefa, e a reunião dessas tarefas resultavam na produção final.
e)
Os capitalistas ou donos do meio de produção são os proprietários de terras, que monopolizaram o direito às produções estabelecendo as ordens serviços empregados para seus servos que eram os trabalhadores.
Soluções para a tarefa
1)
a) A agropecuária predominou em regiões de vegetação rasteira, como as Tundras. A unidade produtora básica nos campos coloniais foi a fazenda, grande propriedade rural voltada para a policultura e para a criação de gado.
Falso. As fazendas de produção de gado e policultura não predominaram nos campos coloniais.
b) A fazenda colonial exigia muito capital para o seu funcionamento, e se inseria em circuitos mercantis que controlava poucas áreas do território colonial. As fazendas portuguesas abasteciam a manutenção geral das atividades rurais.
Falso. Muitas áreas do território colonial estavam ocupadas e dominadas pelos circuitos mercantis.
c) O artesanato era praticado por trabalhadores reunidos em um galpão, controlados por um proprietário da rede de manufatura. Os artesãos recebiam salário e poucos eram independentes, mas todos exerciam várias atividades.
Falso. Os artesãos nem sempre trabalhavam em coletivo, ou mesmo recebiam salários por tal produção. Eram, em geral, mais independentes.
d) No século XVII, a Inglaterra e sua crescente burguesia decidiram ativar os negócios coloniais. Assim para ocupar a costa americana, o rei Jaime I criou a Companhia do Comércio, formando as colônias americanas.
Falso. Os ingleses se deslocaram para a América do Norte já no século XVI.
e) Os camponeses sem terra eram trabalhadores pobres que tinham ido para as colônias em busca de trabalho, era feito uma acordo pela Companhia de Comércio que aqueles que fosse para as Américas teriam a liberdade de imigração.
Correto. No caso dao ocupação britânica, é correto afirmar que muitos foram para lá por conta de sua condição pobre e sem propriedade.
2)
a) O artesanato é feito pela divisão social de tarefas, da qual cada artesão ou conjunto de artesãos ficam responsáveis por uma tarefa, e é o conjunto de tarefas que permitem obter o produto final.
Falso. Esta assertiva não corresponde ao processo de industrialização.
b) O empregos da máquinas durante a primeira revolução industrial permitiu que as indústrias pudessem produzir em larga escala os produtos, substituindo a mão de obra humana, onde os trabalhadores são os operadores de máquinas.
Falso. Na primeira Revolução Industrial não foi possível substituir os seres humanos por máquinas em larga escala.
c) A indústria moderna resultou da Revolução Industrial em meados do século XVII. Substituindo o artesanato, a indústria fez da atividade econômica um negócio lucrativo devido a qualidade da produção.
Falso. A indústria fez desta atividade econômica um negócio lucrativo por conta da quantidade, e não da qualidade, da produção.
d) A manufatura é caracterizada pelo o uso de máquinas simples como teares e a divisão social do trabalho era separada por grupos de trabalhadores que ficavam responsáveis por uma tarefa, e a reunião dessas tarefas resultavam na produção final.
Falso. O trabalho em manufaturas era, em geral, feito completamente pelos indivíduos, sem divisão do processo, como veríamos com a revolução industrial.
e) Os capitalistas ou donos do meio de produção são os proprietários de terras, que monopolizaram o direito às produções estabelecendo as ordens serviços empregados para seus servos que eram os trabalhadores.
Correto. Com a ascensão do modelo industrial, foi assim que as relações de trabalho se estabeleceram com mais força.
Resposta:
1 e) Os camponeses sem terra eram trabalhadores pobres que tinham ido para as colônias em busca de trabalho, era feito uma acordo pela Companhia de Comércio que aqueles que fosse para as Américas teriam a liberdade de imigração.
2 e) Os capitalistas ou donos do meio de produção são os proprietários de terras, que monopolizaram o direito às produções estabelecendo as ordens serviços empregados para seus servos que eram os trabalhadores.
Explicação: