1. No início do século XIX, fase inicial da Revolução Industrial, surgiram críticos do modo capitalista, tentando encontrar um novo caminho para a sociedade. Surgiu, então, o chamado Socialismo Utópico. Quais características referem-se ao Socialismo Utópico?
a) Era chamado de Utópico porque não apresentava soluções concretas para atingir o objetivo de alcançar uma sociedade livre de desigualdades sociais. Utopia refere-se a um projeto de uma sociedade imaginária e ideal.
b) Era chamado de Utópico porque apresentava soluções que impediam a humanidade de continuar existindo. Utopia refere-se a um projeto de extermínio dos seres humanos.
c) Era chamado de Utópico porque defendia que apenas poucas pessoas podiam ser ricas e que seria bom existir desigualdade social no mundo.
d) Era chamado de Utópico porque não apresentava soluções concretas para conseguir acabar com as práticas esportivas na América. O esporte era visto como uma influência negativa pelos pensadores socialistas.
O Dicionário Michaelis apresenta quatro definições para socialismo: 1 – Toda doutrina que prega um sistema econômico e político que se fundamenta na socialização dos sistemas de produção e no controle estatal dos setores econômicos; 2 – Perspectiva política que advoga o planejamento e a regulação da vida social, de acordo com metas coletivas; 3 – Sistema que pretende diminuir as desigualdades e atender às parcelas mais carentes da população; 4 – Conjunto de partidos, políticos, pensadores etc. que defendem essas ideias. Disponível em: - Acesso em: 19 maio de 2021.
2. Dois grandes nomes se destacaram no chamado Socialismo Científico. Quem eram e o que defendiam para uma sociedade mais justa?
a) Charles Fourier e Robert Owen. A sociedade mais igualitária (ou socialista) surgiria com a eliminação da propriedade privada e a união dos operários contra a burguesia, que tomariam o poder do Estado por meio de eleições.
b) Robert Owen e Claude Saint-Simon. A sociedade mais igualitária (ou socialista) surgiria
c) Karl Marx e Friedrich Engels. A sociedade mais igualitária (ou socialista) surgiria com a eliminação da propriedade privada e a união dos operários contra a burguesia, que tomariam o poder do Estado por meio de uma revolução.
d) Karl Marx e Friedrich Engels. A sociedade mais igualitária (ou socialista) surgiria com a existência de pessoas muito ricas e pessoas muito pobres, para que estes pobres sempre dependessem da bondade dos mais ricos e isso traria melhorias para o mundo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- a) Era chamado de Utópico porque não apresentava soluções concretas para atingir o objetivo de alcançar uma sociedade livre de desigualdades sociais. Utopia refere-se a um projeto de uma sociedade imaginária e ideal.
2- c) Karl Marx e Friedrich Engels. A sociedade mais igualitária (ou socialista) surgiria com a eliminação da propriedade privada e a união dos operários contra a burguesia, que tomariam o poder do Estado por meio de uma revolução.
Explicação:
1- O termo socialismo utópico refere-se a propostas que fracassaram ou nem foram testadas, mas mostravam o repúdio à desigualdade social gerada pela industrialização.
2- Karl Marx e Friedrich Engels também defendiam que o socialismo iria eliminar as desigualdades econômicas e sociais até chegar a uma sociedade comunista. Nesta etapa final, cada indivíduo daria à sociedade aquilo que seria capaz de oferecer e receberia o que precisasse, de acordo com as suas necessidades.
Respostas do dia 27/05/2021
Ciências | 9º Ano | Aula 6 | 1- A 2- C
Ed. Física | 9º Ano | Aula 4 | 1- B 2- B
História | 9º Ano | Aula 7 | 1- A 2- C
Português | 9º Ano | Aula 11 | 1- A 2- D
Matemática | 9º Ano | Aula 11 | 1- C 2- A
Espero ter ajudado <3
Resposta:
1)A resposta correta é a alternativa A. O termo socialismo utópico refere-se a propostas que fracassaram ou nem foram testadas, mas mostravam o repúdio à desigualdade social gerada pela industrialização.
2) A resposta correta é a alternativa C. Karl Marx e Friedrich Engels também defendiam que o socialismo iria eliminar as desigualdades econômicas e sociais até chegar a uma sociedade comunista. Nesta etapa final, cada indivíduo daria à sociedade aquilo que seria capaz de oferecer e receberia o que precisasse, de acordo com as suas necessidades.
fiz e acertei