1)"No imenso território conquistado pelos portugueses no continente americano, a escravidão foi prática corriqueira por mais de 300 anos. Mas, se havia muitos seres humanos vivenciando das piores formas o horror da escravidão, da mesma forma existiram aqueles que se rebelaram e
conseguiram fugir. Se embrenhando mata adentro, muitos foram os escravos que conseguiram se organizar em quilombos".
Tendo em vista a escravidão africana no Brasil, assinale V para verdadeiro e F para Falso:
( ) Os quilombos se estiveram presentes onde a escravidão foi mais branda.
( ) O quilombo que se consolidou como um dos mais emblemáticos e significativos foi o Quilombo dos Palmares.
( ) Com o tempo, também se juntariam soldados que abandonaram suas funções militares, colonos perseguidos pela justiça (secular ou eclesiástica), indígenas que eram cativos e conseguiram escapar, aventureiros, degradados, enfim, uma massa heterogênea formava este espaço de resistência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Alternativas:
a)F- V - F
b)F- F - V
c)V- V - V
d)F- F - F
e)F- V - V
2)"Com o passar do tempo, o trabalho extenuante nos engenhos de cana de açúcar em conjunto com as agressões advindas de capatazes e capitães do mato , atores sociais especializados na captura e tortura de escravos, criaram as condições propícias para que atitudes de resistência das mais diversas fossem praticadas pelos cativos". Com base nesse contexto, assinale V para verdadeiro e F para Falso:
( ) A sabotagem era uma das formas de resistência dos escravos.
( ) A manutenção de rituais religiosos e práticas ancestrais, além de uma prática de resistência, garantiu nosso sincretismo religioso.
( ) Dado seu desaparecimento, os quilombos não podem ser reconhecidos como forma de resistência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)V- V - F
b)V- F - F
c)F- V - F
d)V- V - V
e)F- F - F
3)"As convicções religiosas dos escravos eram, entretanto colocadas a duras provas quando de sua chegada ao novo mundo, onde eram batizados obrigatoriamente “para a salvação de sua alma” e deviam curvar-se as doutrinas religiosas de seus mestres".
Com base nesse contexto, complete as lacunas:
O ______________ e a _________________ às doutrinas da religião do colonizador representam bem a _______________ religiosa dessa época e é presente até os dias de hoje, sempre tendo como _________________ tudo que deriva da cultura do colonizado ou escravizado.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Alternativas:
a)sincretismo / rejeição / organização / inferior.
b)batismo / submissão / intolerância / inferior.
c)preconceito / submissão / tolerância / superior.
d)estudo / educação / sinergia / inferior.
e)batismo / educação / passividade / superior.
Soluções para a tarefa
1-
e) F- V - V
2-
a) V- V - F
3-
b) batismo / submissão / intolerância / inferior.
todas conferidas no ava
Questão 1: Tendo em vista a escravidão africana no Brasil, as afirmações são respectivamente: Alternativa e)F- V - V
Os quilombos eram centros de resistência e coexistência de pessoas escravizadas especificamente africanos que fugiram ou foram libertadas até o século XIX, algumas dessas comunidades existem até hoje.
O Quilombo dos Palmares era um território livre de escravidão, localizado no Brasil, composto por várias aldeias, que existiam entre 1580 e 1710, organizadas por escravos negros fugitivos e seus descendentes, embora também houvesse miscigenação com minorias indígenas e brancas.
Estava localizado nos territórios do atual município de União dos Palmares, no norte do estado de Alagoas, era o maior dos quilombos que existia no Brasil, durante a colonização portuguesa.
Questão 2: Sobre a escravidão no Brasil, as afirmações são, respectivamente: Alternativa A) V - V - F.
Os quilombos eram centros de resistência e coexistência de pessoas escravizadas; os primeiros abolicionistas da escravidão foram os próprios escravos, que adotaram vários modos de resistência, desde a captura na África até a venda e exploração nas plantações das Américas e do Caribe. Muitas vezes eles usaram rebeliões e suicídios como formas de resistência.
Outras formas de resistência foram sabotagem nos campos de trabalho e a manutenção de rituais religiosos e práticas ancestrais. As pessoas que escaparam tentaram formar aldeias e fortificações para sobreviver.
Essas casas e paliçadas, estrategicamente localizadas, eram chamadas de palenques, cumbés ou quilombos. As primeiras rebeliões já começaram no século XVI.
Questão 3: Sobre as convicções religiosas dos escravos, as palavras que preenchem corretamente as lacunas são, respectivamente: Alternativa B) batismo / submissão / intolerância / inferior.
O batismo e a submissão às doutrinas da religião do colonizador representam bem a intolerância religiosa dessa época e é presente até os dias de hoje, sempre tendo como inferior tudo que deriva da cultura do colonizado ou escravizado.
A Igreja iniciou campanhas para erradicar as crenças religiosas indígenas, destruir ídolos e locais de culto; substituiu os cultos religiosos indígenas pelos espanhóis. Além disso impôs o calendário católico para celebrações religiosas, substituindo os nativos.
Assim, os espanhóis submetiam por obrigação ao cristianismo os nativos, antes disso eram politeístas. O papel desempenhado pela igreja durante o processo de conquista foi expandir o domínio da coroa espanhola.
Você pode ler mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/14100857
https://brainly.com.br/tarefa/3978092
https://brainly.com.br/tarefa/12164407
https://brainly.com.br/tarefa/13931790