1) No hemograma é verificado a quantidade de células do sangue, uma pessoa que possui baixo número de eritrócitos, sente fraqueza, palidez, cansaço pode estar com? *
1 ponto
a) falta de coagulação
b) trombose
c) anemia
d) fadiga
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C
Explicação:
Os sintomas da anemia começam pouco a pouco, gerando adaptação, e por isso a pessoa pode levar algum tempo até perceber que realmente podem ser resultado de algum problema de saúde, e acontecem devido à diminuição dos níveis de hemoglobina, que é um dos componentes das hemácias responsável pelo transporte de oxigênio pelo organismo.
Assim, é considerada anemia quando os níveis de hemoglobina são menores que 12 g/dL em mulheres e menor que 13 g/dL em homens. Os principais sintomas da anemia são:
Cansaço frequente;
Pele pálida e/ou seca;
Falta de disposição;
Dor de cabeça constante;
Unhas e cabelos fracos;
Problemas de memória ou dificuldade de concentração;
Vontade de comer coisas que não são comestíveis, como tijolo ou terra, por exemplo;
Tonturas;
Alteração do batimento cardíaco, em alguns casos.
Na maioria dos casos, os níveis de hemoglobina estão diminuídos devido à deficiência de ferro no sangue, já que é necessário para a sua formação, o que pode acontecer devido ao baixo consumo de ferro no dia a dia ou como consequência de sangramentos prolongados, como menstruação abundante ou sangramento dentro do sistema digestivo, devido a uma úlcera gástrica, por exemplo.
A intensidade dos sintomas da anemia depende de dois fatores: o tempo de instalação da anemia e a gravidade da mesma. Anemias crônicas, que se instalam de forma lenta e gradual, ao longo de várias semanas ou meses, não costumam causar sintomas até fases bem avançadas. Como o processo é lento, as hemoglobinas existentes têm tempo de se adaptar, passando a ser mais efetivas na captação e distribuição do oxigênio pelo corpo. Além disso, o próprio sistema cardio-respiratório passa por alterações na tentativa de se adaptar às baixas concentrações sanguíneas de hemácias