1. No filme, é mencionada a entidade NAACP. Pesquise o que significa e o seu papel na sociedade norte-americana. No Brasil, há entidades que defendem os mesmos princípios? (referências bibliográficas).
2. Numa passagem do filme, uma personagem que faz o papel de esposa de um policial faz o seguinte comentário: “A gente não nasce com ódio, ele é ensinado. No colégio eles ensinam que a segregação está na Bíblia. Gênesis 9, versículo 27. Aos sete anos repetem tantas vezes que você acaba acreditando. Você acredita no ódio, respira o ódio. Você se casa com ele”.
a. Consulte a Bíblia e transcreva a passagem citada.
b. Perceba que a presença de crianças em determinados altos (comícios, manifestações e etc) ao longo do filme e comente levando em consideração o que diz a personagem. Você concorda com a afirmação?
c. A citação da Bíblia justifica a discriminação em nome de Deus? Justifique sua posição.
3. Leia a seguinte sentença judicial proferida no filme
“Neste país, a casa de um homem é o seu castelo. Este é um dos princípios pelos quais esta comunidade sobrevive. Vocês violaram esse princípio. Mas quero que saibam que o tribunal compreende que seus crimes foram provocados por influências externas. Os forasteiros têm vindo para o município de Jessup e há pessoas de moral duvidosas e anti-higiênicas. A presença deles provocou muita gente. Por isso o tribunal compreende sem concordar com eles que os crimes pelos quais declararam-se culpados foram provocados por forças externas. Por isso darei uma sentença leve. Eu sentencio cada um a cinco anos de prisão. Mas vou suspender essas sentenças”
a. Onde está a justiça nesta sentença? Explique
b. E no Brasil? Há justiça? Por quê?
4. Leia a seguinte passagem no final do filme.
“Ele era culpado. Qualquer pessoa que vê isto acontecer e ignora é culpado. Não... ele era culpado sim. Tão culpado quanto os que puxaram o gatilho. Talvez todos nós sejamos”.
a. Você concorda ou não sobre a visão de que talvez todos nós sejamos culpados pela discriminação racial? Por quê?
5. O filme é baseado numa história real. Consulte a internet (referência bibliográfica) e pesquise os dados verdadeiros como, por exemplo, os nomes dos três ativistas defensores dos direitos civis assassinados, o verdadeiro local onde ocorreu o crime, os verdadeiros envolvidos nos assassinatos e as punições, etc.
Soluções para a tarefa
1. A sigla NAACP se refere a National Association for the Advancement of Colored People (ou “Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor”), que seria uma organização a favor dos direitos civis nos EUA, lutando pelos direitos e promoção dos negros e negras estadunidenses. No Brasil temos diversas organizações que tem objetivos semelhantes com a NAACP, como a Educafro, que é voltada para a formação educacional de negros e negras no Brasil, ou a Faculdade Zumbi dos Palmares, que seria uma instituição comunitária para a inclusão de profissionais comprometidos com a diversidade étnico racial, ou pela UNEGRO (União de Negros Pela Igualdade), pensando em um projeto de sociedade brasileira que garanta igualdade racial e desenvolvimento nacional.
2. a. Gênesis 9:27; “Amplie Deus o território de Jafé; habite ele nas tendas de Sem, e seja Canaã seu escravo”
b. Sim, podemos afirmar que a esposa do policial está certa, pois o ódio baseado na cor da pele é algo estrutural de uma sociedade racista, se uma criança for bombardeada de afirmações segregacionistas ela ficará mais intima de tal concepção.
c. Na passagem bíblica apresenta a expansão territorial de Jafé, em que irá dominar territórios de Sem e Canaã se transformar em seu escravo. Mesmo não havendo concepções racistas no versículo apresentado, tal ideia pode ser utilizada para dar legitimação ao racismo.
3. a. Podemos dizer que não há justiça, pois houve uma suspensão das penas e não uma punição para os crimes que cometeram.
b. No Brasil a questão de justiça a todo momento é posta em questionamento, seja em casos como o de Rafael Braga e sua rígida sentença, sem ter feito nenhum crime, e a figura de Thor Batista, que mesmo após provocar mortes num acidente de carro, está livre para seguir sua vida.
4. Sim, essa afirmação se mostra essencial para combater qualquer aspecto de racismo e desigualdade racial, pois devemos combater pessoas que se omitem ou que não veem manifestações racistas como realmente são. O problema do racismo não se encontra apenas num insulto, mas num sistema estrutural que constrói aspecto cotidianos e devem ser constantemente questionados.
5. Os nomes dos três ativistas assassinados seriam J. E. Chaney, Mickey Schwerner e Andrew Goodman, mortos por membros da KKK, como Edgar Ray Killen, que foi condenado depois de mais de 50 anos.