1)
No decorrer do século XX o carro ganhou um amplo status, se tornando um grande símbolo de poder, de fetiche consumista. Ter um bom carro, um carro grande, luxuoso, se tornou, em certa medida, uma forma de ostentação e respeito social e é um artigo voltado sobretudo para o público masculino, como se ter um bom carro fizesse da pessoa uma pessoa melhor ou mais viril. Esse fetiche, que se estende ao século XXI, transformou as paisagens urbanas com largas e congestionadas avenidas, mas esse cenário pode ser alterado. Assim, analise as assertivas a seguir buscando identificar alternativas para o excesso de carros nas cidades:
I – Utilização de carros elétricos.
II – Incentivo ao uso de bicicletas.
III – Transporte público confortável, barato e rápido.
IV – Calçadas amplas e bem conservadas, ideais para pequenos deslocamentos.
São alternativas ao excesso de carros nas cidades o que estão nas assertivas:
Alternativas:
a)
I e II apenas.
b)
I, II e III apenas.
c)
II e III apenas.
d)
I, II e IV apenas.
e)
II, III e IV apenas.
2)
Andy Singer é um cartunista estadunidense nascido em 1965 em Saint Paul, Minnesota, e é conhecido por suas críticas políticas. Dentre suas séries de trabalhos estão as críticas sobre o uso excessivo de automóveis pela sociedade atual. Suas críticas são sem eufemismo, buscando de forma contundente sensibilizar aos leitores sobre graves problemas de nossa sociedade. Além das críticas, os desenhos do cartunista propõem melhorias para o mundo atual. A partir do exposto analise a figura a seguir e assinale a alternativa correspondente:
Fonte: http://vadebike.org/2013/08/exposicao-andy-singer-metro-sao-paulo/. Acesso em: 22 jun. 2018.
Assinale a alternativa que melhor corresponde a interpretação da charge:
Alternativas:
a)
O carro é visto única e exclusivamente como um uma objeto de matar, individual ou coletivamente.
b)
O carro é propagandeado como um objeto que traz liberdade, mas causa malefícios à sociedade.
c)
O uso de combustíveis fósseis na sociedade atual está fazendo com que as pessoas morram cada vez mais cedo.
d)
Quando estamos dirigindo um carro acabamos nos abstendo de nossas responsabilidades sociais.
e)
O monóxido de carbono que é expelido pelos motores à combustão é o único problema que o carro causa à sociedade.
3)
A cada dia que passa as ciclovias se fazem mais presentes nas paisagens das cidades ao redor do mundo e talvez, em nenhum país do mundo, elas sejam mais importantes do que na Holanda. O continente europeu já apresenta uma vasta malha cicloviária e há a projeção de que até 2020 a ciclovia europeia tenha 70 mil quilômetros de extensão ligando 43 países. Mas não é só a Europa que vem investindo em ciclovias. A China inaugurou em 2017 a maior ciclovia elevada do planeta, com 8 quilômetros de extensão. Por outro lado, a capital paulista, a mais congestionada e com o trânsito mais complicado do país, observou diversos conflitos que envolveram suas ciclovias. Além de terem sido pretexto para batalhas políticas muitos motoristas se mostraram insatisfeitos com o fato de terem perdido parte das ruas que eram destinadas aos seus carros, além de serem proibidos de estacionar rentes ao meio fio. Dessa forma, comparando a história das ciclovias paulistas com as holandesas podemos afirmar que:
Alternativas:
a)
A Holanda é incomparável com qualquer outro país, pois os holandeses foram os inventores da bicicleta, por isso esse tipo de transporte lá é tão difundido.
b)
O governo paulistano do período 2013-2016 buscou de toda forma estimular o uso das bicicletas, assim como o governo holandês fez, mas no país europeu obteve-se êxito.
c)
O crescimento do uso das bicicletas e das ciclovias na Holanda foi o resultado de uma ampla pressão popular, pressão essa que em São Paulo foi mais aparente em sentido contrário.
d)
No início do século XX, São Paulo era uma das cidades que mais utilizava a bicicleta, estimulando a Holanda. Com a popularização dos carros o paulistano trocou de meio de transporte.
e)
A malha cicloviária holandesa foi utilizada de exemplo em São Paulo, o que desagradou os nacionalistas paulistas que não aceitaram um modelo europeu de transporte urbano.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
eita...,vou tentar ajuda-la
Respondido por
3
Questão 1=alternativa B
Questão 2=alternativa E (precisava da charge para identificar melhor a questão)
Questão 3=alternativa E
Espero ter ajudado
denimacedo:
1) alternativa E
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Pedagogia,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás