1. No cotidiano medieval, praticamente todas as atividades dos indivíduos estavam conectadas aos fundamentos dos dogmas clericais. Indique dois setores da vida em estavam presentes esses princípios ditados pelo clero medieval.
a)As práticas da usura e do acúmulo de bens estavam conectadas aos fundamentos dogmáticos do clero.
b)No cotidiano, todas as práticas comerciais e econômicas seguiam os princípios ditados pela Igreja.
c)No cotidiano, as atividades, tanto de trabalho, quanto de lazer estavam, de certa maneira conectadas ao discurso dogmático do clero.
d)Os princípios ditados pelo clero medieval estavam presentes nas práticas de paganismo e heresia.
2. No interior da sociedade medieval estavam as mulheres que tinham seus papéis sociais encarados de maneira rígida. Sobre esses papéis sociais femininos na Idade Média, indique qual contexto mais se aplica a realidade vivida naquele período.
a)A mulher medieval respondia judicialmente, contudo não podia exercer trabalhos de ofício.
b)A mulher medieval tinha total autonomia para exercer os trabalho que bem desejassem.
c) Para a mulher medieval não cabia responder juridicamente pelas suas ações, contudo ela exercia trabalhos de ofício, encarando jornadas duplas, entre o trabalho dentro e fora de casa.
d)A mulher medieval gozava de todas liberdades individuais quanto ao seu direito de ir e vir, bem como na sua liberdade de expressão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. C No cotidiano, as atividades, tanto de trabalho, quanto de lazer estavam, de certa maneira conectadas ao discurso dogmático do clero.
2. C Para a mulher medieval não cabia responder juridicamente pelas suas ações, contudo ela exercia trabalhos de ofício, encarando jornadas duplas, entre o trabalho dentro e fora de casa.
Explicação:
1. No cotidiano, todas as práticas comerciais e econômicas seguiam os princípios ditados pela Igreja. A sociedade medieval, profundamente dominada pela religiosidade e misticismo, era senso comum utilizar de seus preceitos para guiar sua vida toda, bem como sua aguardada morte;
2. Os papéis sociais das mulheres na Idade Média eram encarados de maneira rígida e também guiados pelo poder da Igreja, determinados biblicamente. A mulher medieval não cabia responder juridicamente pelas suas ações, contudo ela exercia trabalhos de ofício, encarando jornadas duplas, entre o trabalho dentro e fora de casa.