1)
“No contexto escolar atualmente é difícil o professor defender as concepções, tendências ou teorias da aprendizagem, entretanto, isso não acontece na prática, quando se trata do processo de ensinar/aprender Matemática”.
SANTOS, Anderson Oramisio; JUNQUEIRA, Adriana Mariano Rodrigues; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de (2015). Teorias da aprendizagem e conhecimento matemático: aportes teóricos a prática docente. Perspectivas em Psicologia, v.19, p.179-195, 2015.
A questão filosófica que nos faz pensar de qual conhecimento a Matemática trata, apesar de ser tão antiga, tem gerado, desde sempre, inúmeras controvérsias. Assinale a alternativa que apresenta os dois filósofos que apresentam visões divergentes sobre a Matemática:
Selecione uma alternativa:
a)
Nietzsche e São Tomás de Aquino.
b)
Platão e Aristóteles.
c)
Santo Agostinho e Hume.
d)
Hegel e Descartes.
e)
Kant e Gramsci.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Platão e Aristóteles letra B
Explicação:
A alternativa correta vai ser a letra B) Platão e Aristóteles.
Platão e Aristóteles possuíam opiniões diferentes em frente à matemática, pois o primeiro argumentava que o mundo da matemática se dividia em dois, que era o sensível e o inteligível, já o segundo ia contra o caráter supra-sensível, se colocando em favor de um empirismo matemático.
Aristóteles discordava tanto de Platão que inclusive dirigia algumas fortes críticas às suas posições em alguns livros que escreveu.
O platonismo é compreendido como a concepção de que os objetos matemáticos existem de maneira independente aos matemáticos, ou seja, bastam por si só.
Os dois filósofos que apresentam visões divergentes sobre a Matemática são: b) Platão e Aristóteles.
As opiniões dos filósofos Platão e Aristóteles sobre a matemática eram diversas.
Para Platão, a matemática era dividida em: sensível e inteligível. O platonismo corresponde a um conceito ao qual os objetos da matemática não dependem dos matemáticos para existirem. E Aristóteles via a matemática de acordo com o caráter sensível e empírico.
Os filósofos discordavam entre si e até mesmo proferiram críticas um para com o outro em suas falas e em seus livros.
Bons estudos!