1 - No circuito da produção: o espaço agropecuário. Assinale a alternativa incorreta.
A) No Brasil, a Lei de Terras (1850) e a Abolição Escravatura (1888), foram bases para o mercado de terras e de mão de obra (trabalho assalariado). O poder passou a estar ligado à posse da terra. Dessa forma, no Brasil, a terra passa a ser entendida como patrimônio e não como meio de produção; com o objetivo de apropriar-se de terras apenas como poder, reserva de valor, e não realmente ligada à produção.
B) O período de 1964 à 1985 foi marcada pela concentração de grandes propriedades agrícolas (latifúndios) monoculturas e exportadoras, as quais contribuíram para degradação ambiental e social e agravamento da fome no país. O problema da fome é uma questão política decorrente de uma estrutura agrária fundamentada em grandes propriedades agrícolas monocultura, que busca o enriquecimento dos latifundiários e a priorização dos mercados externos.
C) Predomina o sistema intensivo, que utiliza máquinas (tratores, colheitadeiras, pivô de irrigação etc., insumos agrícolas (fertilizantes), agrotóxicos, sementes transgênicas etc.) e técnicas pecuaristas modernas (inseminação artificial e melhoramento genético).pção 3
D) Práticas tem garantido um grande aumento produtivo, porém são práticas causadoras de impactos ambientais e que intensificam as desigualdades no espaço rural, por superar o sistema extensivo, que reúne práticas de agricultura familiar, dependentes das condições naturais da terra, e com uma pecuária que se utiliza de pastagens, gerando moderada produtividade, porém traz maior variedade de alimentos e baixos impactos ambientais.
E) Os países subdesenvolvidos nos quais a principal atividade econômica é agropecuária, o problema da fome é menor devido à produção de alimentos básicos. E também a modernização da agricultura gerou oferta recorde e excedente de alimentos para alimentar toda a humanidade.
2 - Na raiz da desigualdade social está a concentração de terras rurais nas mãos de poucas famílias ou empresas. No processo histórico de ocupação desigual de terras dos paíis, talvez uma das maiores contradições tenha ocorrido em 1970, com a criação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. (INCRA). Sobre esse tema, assinale o que for incorreto.
A. A propriedade de terra no Brasil está concentrada nas mãos dos pequenos e médios produtores basileiros , e não nas propriedades dos latifúndios.
B. Cerca de 3% do total das propriedades rurais do país são latifúndios, ou seja, têm de mil hectares e ocupam 56,7% das terras agricultáveis de acordo com os Atlas Fundiário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
C. Área ocupada pelos estados de São Paulo e Paraná juntos está nas mãos dos 300 maiores proprietários rurais, enquanto 4,8 milhões de famílias estão à espera de chão para plantar.
D. Em defesa do latifúndio, dizem que não há mais terras improdutivas, desconsideram a participação das pequenas propriedades na produção e afirmam que a reforma agrária não é mais necessária. Porém, olhar atentos sobre os números da economia agrícula mostra as mortes de trabalhadores por conflitos agrário e dados alarmantes sobre o desmatamento das regiões Amazônica e no Cerrado, pondo em xeque os argumentos que sustentam os latifúndios no país.
E. O Brasil têm 388 milhões de hectares de terras agricultáveis com pequenas, médias e grandes propriedades. A iniciativa empresarial controla 70% desta área, e as pequenas, 30%. Mas a propriedade familiar fica com 10% dos créditos dados pelo governo e produz 50% da safra anual. Enquanto a empresarial fica com 70% desse créditos e também produz 50%.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta: Primeira: Letra E
Segunda: Letra A
Explicação:
Fiz e está certo
Perguntas interessantes
Português,
4 meses atrás
Geografia,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás