1. No Brasil, o Código Penal vigente é baseado no Decreto Lei n. 2.848, de 7 de dezembro de 1940, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, durante o período do Estado Novo. Em seu artigo 135, o Código Penal caracteriza como omissão de socorro o socorrista:
A. deixar de prestar assistência por ter a sua integridade física ameaçada.
B. deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal.
C. prestar assistência a uma pessoa que se encontra em iminente risco de morte.
D. acionar a autoridade pública quando tomar ciência sobre o abandono da pessoa inválida.
E. acionar, indevidamente, as autoridades públicas ao perceber o abandono de crianças.
2. A Sociedade Brasileira de Queimaduras as define como feridas traumáticas que podem ser causadas por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
A. As queimaduras são classificadas segundo a sua profundidade em cinco graus .
B. A queimadura de 2º grau é aquela que atinge a epiderme (a camada superficial da pele).
C. A queimadura de 1º grau atinde a epiderme, a camada superficial da pele, apresenta vermelhidão sem bolhas e discreto inchaço local. Existe a presença de dor.
D. São as queimaduras de 2º grau as únicas que atingem todas as camadas da pele.
E. As queimaduras não danificam a pele.
3. As hemorragias são caracterizadas como a perda de sangue por ferimentos. Um dos principais e imediatos cuidados necessários em um paciente com hemorragia é:
A. realizar a compressão do ferimento com pano ou compressão limpa.
B. fazer uma compressão logo abaixo do local do ferimento.
C. manter-se aquecido e muito calmo.
D. devido à perda de sangue, deve-se ofertar comida à vítima.
E. é indispensável que a vítima fique em pé.
4. A avaliação primária é indispensável ao socorrer uma vítima de acidente. É nela que o socorrista definirá, por meio do levantamento dos sinais e sintomas, quais as reais necessidades da vítima. Marque a alternativa que apresenta a finalidade correta da avaliação primária:
A. Ela visa garantir a continuidade do acidente.
B. Ela permitirá que o socorrista, ao tomar conhecimento da situação, defina quais manobras e técnicas devem ser usadas.
C. Ao realizar a avaliação primária, o socorrista pergunta aos demais envolvidos quais intervenções devem ser realizadas.
D. Ela é apenas um protocolo a ser seguido pelo socorrista.
E. Com as técnicas corretas, o socorrista define como fazer a avaliação primária.
5. De acordo com a portaria 354/2014, a emergência é vista como uma constatação médica das condições de agravo à saúde, já a urgência caracteriza-se por um agravo à saúde que não oferece risco, mas que necessita ser tratado. Marque a alternativa que apresenta a principal diferença entre a emergência e a urgência:
A. As duas provocam risco iminente à vida do paciente.
B. Na emergência, existe um real risco à continuidade da vida. Já na urgência, esse risco é improvável.
C. A urgência é tida como subclassificação da emergência.
D. A diferença consiste no fato de a emergência não provocar risco à vida do paciente.
E. Não existe diferença entre ambas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
- B. deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal.
- C. A queimadura de 1º grau atinge a epiderme, a camada superficial da pele, apresenta vermelhidão sem bolhas e discreto inchaço local. Existe a presença de dor.
- A. realizar a compressão do ferimento com pano ou compressão limpa.
- B. Ela permitirá que o socorrista, ao tomar conhecimento da situação, defina quais manobras e técnicas devem ser usadas.
- B. Na emergência, existe um real risco à continuidade da vida. Já na urgência, esse risco é improvável.
Explicação:
1. O art. 135 do Código Penal Brasileiro considera omissão de socorro quando o socorrista deixar de prestar assistência, podendo fazê-lo sem risco pessoal, a criança abandonada ou extraviada, ou a pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública.
2. Quanto à profundidade, as queimaduras são classificadas em 1º, 2º e 3º graus. Saiba que as queimaduras de 1º grau alcançam a epiderme; têm vermelhidão local, sem a presença de bolhas. As de 2º grau atingem a epiderme e parte da derme; nelas, ocorre a presença de bolhas. Já as queimaduras de 3º grau atingem todas as camadas da pele.
3. Os principais e imediatos cuidados necessários em um paciente com hemorragia é a compressão do ferimento com um pano limpo ou gaze, fazendo uma pressão firme. Mantenha a vítima na posição horizontal, essa posição facilitará a circulação. Mantenha a vítima aquecida, calma e evite oferecer alimentos.
4. Ao realizar a avaliação primária, o socorrista definirá quais são as manobras e técnicas mais necessárias no primeiro momento, a fim de garantir a continuidade da vida. Saiba que é por meio dela que o socorrista também define quais serão as intervenções e técnicas realizadas. É uma etapa essencial na prestação dos primeiros socorros.
5. Considere que a emergência se caracteriza por um evidente risco da continuidade da vida, enquanto a urgência é tida como um problema de saúde que necessita ser tratado, mas não provoca risco à vida do paciente.