1. Nietzsche afirma que o tipo ressentido, que toma os princípios da moralidade, opta por fabricar e
seguir o ideal ascético. Nesta perspectiva, entendemos o asceticismo como:
a. Vida individual e solitária.
b. Propões a autoflagelação e o autosacrifício como negação de si.
c. Opção por uma vida religiosa e celibatária.
d. Vida em favor dos outros, visando a solidariedade.
2. Para o pensador Mondin, no método da Antropologia Filosófica, podemos analisar duas fases bem
distintas, são elas:
a. Pré-compreensão e compreensão explicativa.
b. Metafísica e Ética.
c. Fenomenológia e hermenêutica.
d. Fenomenológica e transcendental.
3. Buscando esclarecimentos sobre a essência do homem, Scheler utiliza como exemplo a planta e o
animal. Com base nessa afirmação, podemos dizer que o pensador opta por duas ciências
necessárias, são elas:
a. Botânica e Psicologia.
b. Biologia e Metafísica.
c. Botânica e Fenomenologia.
d. Biologia e Psicologia.
4. Em seus escritos, Scheler apresenta cinco formas de conceituações do homem, utilizadas ao longo
da história, são elas:
a. Homem grego, homem barroco, homem clássico, homem moderno e homem contemporâneo.
b. Homem religioso, homem sábio, homem arquiteto, homem dionisíaco e homem criador.
c. Homem cristão, homem sábio, homem arquiteto, homem nietzschiano e homem construtor.
d. Homem religioso, homem sábio, homem ateu, homem apolíneo e homem criador.
5. Na concepção de Scheler, o Homo religiosus (homem religioso) tem seu fundamento:
a. Na idade média – expressão máxima de religiosidade.
b. Na tradição litúrgica budista – atos e representações.
c. Nos leigos religiosos – congregações religiosas.
d. Nas Sagradas Escrituras – Bíblia.
6. Várias são as prerrogativas para se estudar o homem, visto tantas qualidades e ações cotidianas.
Porém, existem algumas que se tornam essenciais – racional e portador de liberdade. Podemos
afirmar que estas duas prerrogativas nos permitem dissertar sobre:
a. Matemática e Oratória.
b. Ética e Moral.
c. Metafísica e Ética.
d. Linguagem e Estética.
7. No que se refere a proximidade do ateísmo com o homem criador (Homo creator), podemos afirmar
7. No que se refere a proximidade do ateísmo com o homem criador (Homo creator), podemos afirmar
que:
a. Um deus deve existir, em vista da responsabilidade pelos homens.
b. A negação de Deus possibilita ao homem evidenciar sua responsabilidade.
c. A negação de Deus garante ao homem uma liberdade para se fazer o que se quer.
d. Um deus deve existir, para que o homem possa seguir sua missão.
8. Quando falamos de consciência histórica, podemos validar como verdade a seguinte afirmação:
a. Os homens tornam-se capazes de vivenciar fatos e colocá-los em forma de escrita.
b. Os homens, ao lerem os escritos historiográficos, são capazes apenas de entender a realidade
escrita.
c. Os homens se tornam agentes do próprio pensamento, visto que interpretam a experiência
passada.
d. Os homens são capazes apenas de leitura, distante de qualquer prognóstico.
9. A figura do leão, na filosofia de Nietzsche, apresenta-se superior ao camelo. Essa explicação pode
ser aceita pelo seguinte fato:
a. Ele é capaz de criar novos valores.
b. Ele nega os mandamentos impostos.
c. Ele trata a vida como um jogo.
d. Ele é forte e robusto, vive a liberdade completa.
10. O projeto moderno, baseado na industrialização, visava terminar com todas desigualdades sociais.
Após a chegada do progresso tecnológico, podemos concluir que:
a. Todas as necessidades foram sanadas. Não há desigualdades.
b. O progresso tecnológico contribuiu para a distribuição de renda. Porém, uma minoria ainda vive
na pobreza.
c. A industrialização contribuiu com o término das grandes classes sociais, facilitando o acesso à
igualdade.
d. Este objetivo jamais foi alcançado, a concentração de renda ainda se concentra em uma
minoria.
Soluções para a tarefa
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QUESTÃO 1
b. Propões a autoflagelação e o autosacrifício como negação de si.
Nietzsche aponta que na vida ascética há uma contradição, já que nega a vida e a domina com ressentimento. A vida ascética busca a autoflagelação e o autosacrifício como negação de si.
QUESTÃO 2
a. Pré-compreensão e compreensão explicativa.
Em primeiro momento tem-se a explanação da pré-compreensão, que aborda aquilo que a tradição e o senso comum entendem do corpo. Depois a reflexão é sobre a compreensão explicativa, que é o olhar da ciência sobre o corpo.
QUESTÃO 3
b. Biologia e Metafísica.
QUESTÃO 10
d. Este objetivo jamais foi alcançado, a concentração de renda ainda se concentra em uma minoria.
Bons estudos!
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