Português, perguntado por VyvianCardoso1629, 1 ano atrás

1. Neste capítulo, Brás Cubas descreve Virgília, a mulher com quem quis se casar e de quem se tornou amante. Identifique dois trechos que exemplificam a situação fantástica com que o romance é construído: o ponto de vista de um defunto autor. 2. Leia esta passagem do texto: "Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas [...]" O que revela a metalinguagem empregada nesse trecho? 3. Em "Aí tem o leitor, em poucas linhas, o retrato físico e moral da pessoa que devia influir mais tarde na minha vida", que recurso bastante frequente do estilo machadiano pode ser reconhecido? 4. Note que o narrador comenta ironicamente com Virgília o modo como a descreveu, como se estivesse conversando com ela. a) Por que razão esse tom de conversa entre narrador e personagem é desconsertante para o leitor? b) Identifique o tema desse comentário e explique o ponto de vista do narrador a respeito dele. 5. Segundo o narrador, o poder de restaurar o passado nos faz senhores da Terra. a) De acordo com texto, o que acontece quando exercemos esse poder? b) Identifique as palavras desse capítulo que acentuam o ponto de vista negativo sobre o ser humano, que caracteriza a obra de Machado de Assis.

Soluções para a tarefa

Respondido por waltercaminha
419
Olá, Vyvian, tudo bem? Vou te ajudar nessa tarefa:

Sobre o livro Memórias póstumas de Brás Cubas, podemos responder:

1. Dois trechos que demonstram o ponto de vista de um autor já falecido são "[...] era justamente a senhora, que em 1869 assistiu aos meus últimos dias [...]" e "[...] a morte não me tornou rabugento, nem injusto."

2. De acordo com o trecho apresentado, podemos dizer que a metalinguagem empregada revela uma crítica, ainda que irônica, ao Romantismo.

3. Nas obras de Machado de Assis é comum encontrar um diálogo do narrador com o próprio leitor.

4. a) Fisicamente, Virgília é descrita como bela e sensual, como vemos no trecho "Ela era bonita, fresca [...] cheia daquele feitiço, precário e eterno [...]".

b) Psicologicamente, a personagem é descrita como faceira, voluntariosa, atrevida, ignorante, etc.

5. a) Podemos dizer que o tom é desconcertante porque, como sabemos de antemão que o narrador está morto, vemos que ele trata Virgília como sua leitora.

b) O comentário tem como tema a diferença da linguagem do passado e do presente, e o ponto de vista do narrador é de que ambas as linguagens são sinceras.

Ricardodeoliveira80: https://brainly.com.br/tarefa/12400461
Respondido por JLFagundez
5

1 – Os dois trechos que exemplificam a situação na qual o romance é construído diz:

[...] era justamente a senhora, que em 1869 devia assistir aos meus últimos dias [...]";

"[...] a morte não me tornou rabugento, nem injusto."

Como é construída uma obra sobre romance?

Para compor um romance, é preciso analisar alguns elementos que auxiliam na construção dessa narrativa, que são:

  • Narrador (quem conta a história)
  • Os personagens (que fazem parte dela, sobre quem o narrador conta a história)
  • Enredo (os acontecimentos)
  • Tempo e espaço linear ou não linear.

Normalmente, a obra é escrita em forma de prosa.  

Leia mais sobre obras de romance em: https://brainly.com.br/tarefa/25703997

2 – No trecho mencionado, a metalinguagem revela uma crítica que ironiza o Romantismo.

Metalinguagem

Na metalinguagem, a própria linguagem é utilizada como referência para transmitir um discurso, ou seja, a comunicação é usada para falar de si mesmo.

Ela pode ser emitida através de código, no qual a mensagem é enviada escrita ou em forma de gestos/figuras para falar da própria pessoa.

Além disso, tem o significado de dizer/expressar o que outra pessoa representa.

Por fim, quando o poeta faz uma reflexão sobre o fazer poético, parece falar para si mesmo e para os leitores sobre o momento que é feita a criação do poema e dá vida a ele.

Leia mais sobre metalinguagem em: https://brainly.com.br/tarefa/24114102

3 – O recurso que é muito utilizado no texto é a conversa direcionada ao leitor.

Como identificar elementos de comunicação em um texto?

Os elementos de comunicação em um texto falam desde o momento no qual a mensagem é emitida até o recebimento dela para a  compreensão do leitor.

É preciso identificar que eles podem estar presentes em diversos tipos de comunicação, por isso sofrem alterações, para que possam encaixar-se ao contexto no qual estão inseridos. São eles:

  • Emissor;
  • Receptor;
  • Mensagem;
  • Canal;
  • Código;
  • Contexto.

Leia mais sobre elementos de comunicação em: https://brainly.com.br/tarefa/2036635

4. A – Esse modo de conversa entre narrador e personagem acaba sendo desconcertante para o leitor porque o narrador está morto e acaba transformando a personagem na leitora do romance. Dessa forma, elementos de ficção e realidade acabam sendo misturados, indo de encontro com as expectativas que o leitor tem sobre a obra.

Ficção e realidade em um texto

Ficção é algo considerado uma criação ou imaginação de um leitor, narrador sobre o que ele acredita acerca de um texto, uma frase ou situação, por exemplo.

A realidade, entretanto, é coletivamente tratado com algo verdadeiro, que tem sentido e lógica.

Leia mais sobre ficção e realidade em: https://brainly.com.br/tarefa/17577215

4. B – O tema do comentário fala sobre a diferença que existe entre uma linguagem do passado e a do presente. Quanto ao ponto de vista, ambas estão certos.

Linguagem do passado e do presente

A linguagem do passado, as palavras eram mais "uniformes", onde o cuidado e a formalidade na escrita eram muito presentes.

A linguagem do presente já é algo mais dinâmico e criativo, onde a formalidade não é tão presente, principalmente, em redes sociais.

Leia mais sobre linguagem do passado e do presente em: https://brainly.com.br/tarefa/46277057

5. A – Quando exercemos o poder de sermos senhores da Terra, ou seja, de restaurar o passado, segundo o narrador, acontece de adquirirmos consciência da "instabilidade das nossas impressões" e a "vaidade de nossos afetos".

É possível restaurar o passado?

Não há uma forma específica de "restaurar" o passado, mas é possível criar e recordar memórias das situações que ocorreram.

Para criar uma memória, células de cérebro devem ser estimuladas para que elas possam crescer e formar conexões novas. Assim, ela será guardada na nossa mente.

Leia mais sobre memórias em: https://brainly.com.br/tarefa/7186384

5. B –  As palavras desse capítulo que acentuam uma característica da obra de Machado de Assis sobre o seu ponto de vista negativo do ser humano são "instabilidade" e "vaidade".

O que é instabilidade?

Instabilidade é uma situação que não é permanente; pode ser uma instabilidade financeira ou de relações humanas, por exemplo.

E vaidade?

Vaidade é algo vazio, que não possui utilidade. Refere-se a coisas/situações concretas ou abstratas.

Leia mais sobre instabilidade e vaidade em: https://brainly.com.br/tarefa/24473477

https://brainly.com.br/tarefa/19751353

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes