1)
“Nesse processo permanente de aprendizagem, em muitos casos, não se estabelecem fronteiras muito rígidas entre o formal e o não-formal. Os currículos monoculturais do passado, voltados para si mesmos, etnocêntricos, desprezavam o “não formal” como “extra-escolar”, ao passo que os currículos interculturais de hoje reconhecem a informalidade como uma característica fundamental da educação. O currículo “intertranscultural” (Padilha, 2004) engloba todas as ações e relações da escola; engloba o conhecimento científico, os saberes da humanidade, os saberes das comunidades, a experiência imediata das pessoas e considera a educação como um processo sempre dinâmico, interativo, complexo e criativo”.
Pensando a partir do texto de Gadotti, assinale a alternativa que determine a relação entre a educação formal e a educação não formal.
Alternativas:
a)
A educação não-formal é aquela que acontece no seio da família, dos amigos, por isso ela não se relaciona com a educação formal por que esta última é detentora de um currículo monocultural.
b)
A educação não-formal é uma atividade educacional que se utiliza de saberes adquiridos nas experiências de vida, por isso tem como seu oposto a educação formal que é sistemática, organizada com conteúdos normatizados por leis.
c)
Educação não-formal é constituída da mesma maneira que a educação a educação formal, pois ambas são elaboradas a partir de conteúdos historicamente sistematizados.
d)
Graças a modificação do currículo da educação formal, hoje podemos dizer que ela não se distancia tanto da educação não-formal, pois passou a englobar não só o conhecimento científico, como também os saberes informais.
e)
A educação não-formal é uma educação que trabalha com grupos da população que são marginalizados e a educação formal trabalha com todos os tipos se sujeitos, isto é sem nenhum recorte social.
3)
“O que parece importante considerar é que a educação não-formal, como área do conhecimento pedagógico, passou a ser observada como válida e como possibilitadora de mudanças, inclusive dentro da própria concepção de educação, a partir de seu aparecimento e de sua inclusão como área pedagógica em documentos e artigos relevantes da área educacional. Outros jeitos de se “fazer” educação foram percebidos como válidos e, a partir de então, ganharam espaço e status de uma nova área educacional, por oposição ao que estava (e está) em crise. Parece ser esse o momento do nascimento não da ação da educação não-formal, mas desta como área conceitual”.
Conforme podemos observar no texto, a educação não-formal apareceu num momento histórico. Assinale a alternativa que identifique corretamente esse momento histórico.
Alternativas:
a)
Foi nos anos setenta que surgiu a educação não-formal como um anexo à educação formal, pois esta não aceitava o conhecimento adquirido por outros meios que não fosse o conhecimento científico.
b)
A educação não-formal sempre coexistiu com outros tipos de educação, não existindo portanto um momento de seu surgimento como uma área conceitual da educação.
c)
A educação não-formal é admitida como uma área da educação no período em que surgem e penetram nas discussões pedagógicas, vários estudos sobre a crise na educação, evidenciada por críticas radicais à instituição escolar e a proposta de formulação de novos conceitos.
d)
A educação não-formal surgiu para separar o que era formal do não formal, numa época em que não havia diferenciação entre a educação formal e outros saberes relacionados com as vivências dos sujeitos.
e)
A educação formal só foi possível quando outros saberes foram pensados como uma possibilidade de conhecimento que poderiam ser introduzidos no sistema formal de ensino das escolas públicas.
4)
Muitos adultos vão à EJA para estudar. Eles chegam à sala de aula com saberes construídos a partir de suas vivências. Esses saberes foram adquiridos em diversos contextos, tais como o:familiar, o profissional, nas atividades de lazer, nos sindicatos, no campo religioso.
Assinale a alternativa correspondente à concepção de Paulo Freire que se refira a como os saberes devem ser trabalhados pelo educador.
Alternativas:
a)
Devem ser reformulados e corrigidos a fim de poderem ser trabalhados em sala de aula.
b)
Devem ser avaliados para que possam ser encontrados os erros e comparados com as teorias científicas.
c)
Devem ser associados, ou esquematizados, aos conteúdos escolares das diferentes áreas do conhecimento.
d)
Devem ser dispensados pois eles estão associados a superstições populares.
e)
Por serem construídos fora do processo de escolarização eles não devem ser trabalhados.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
letra D
Explicação:
Respondido por
4
Resposta:
2) D
3) C
4) C
Explicação:
2)
D) Graças a modificação do currículo da educação formal, hoje podemos dizer que ela não se distancia tanto da educação não-formal, pois passou a englobar não só o conhecimento científico, como também os saberes informais.
3)
c) A educação não-formal é admitida como uma área da educação no período em que surgem e penetram nas discussões pedagógicas, vários estudos sobre a crise na educação, evidenciada por críticas radicais à instituição escolar e a proposta de formulação de novos conceitos.
4)
c) Devem ser associados, ou esquematizados, aos conteúdos escolares das diferentes áreas do conhecimento.
(26/11/19) AVA
Perguntas interessantes
Contabilidade,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás