Sociologia, perguntado por hellensouzaa77, 1 ano atrás

1) Nas últimas três décadas do século XX intensificou-se a preocupação da sociologia em repensar seu pressupostos teóricos-metodológicos sobre a compreensão científica do mundo social. As "novas sociologias" – nomenclatura utilizada por Corcouff (2001) – são marcadas, entre outras coisas, pela releitura dos clássicos (Durkheim, Weber, Mead, Simmel, Marx). Entre os nomes da sociologia contemporânea está Bourdieu, para esse autor as formas de conhecimento teórico do mundo social se contrapõem ao conhecimento prático do mundo. Sabendo disto, podemos afirmar que:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
5

As alternativas são:

a)  Para Bourdieu a construção de um campo científico para explicar a vida social dos agentes passa pela negação do próprio agente enquanto conhecedor de sua própria realidade e produtor de teoria sobre esta mesma realidade.

b)  Para Bourdieu a explicação científica do mundo social é uma mentira, dado que ela se contrapõe à explicação prática, ou seja, dos agentes, a respeito de suas próprias. Assim, a ciência seria uma instância sem poder de compreensão sobre a realidade social.  

c)  Para Bourdieu a explicação científica do mundo social carece de bases sólidas para se estabelecer, pois como a ciência social não pode repetir suas experiências em laboratório as suas explicações aparecem como fantasia de seus autores.  

d)  Para Bourdieu a explicação científica do mundo social é uma ilusão, pois a ciência social não conseguiu se estabelecer como uma forma de conhecimento confiável e essa é a razão pela qual a explicação científica se contrapõe à explicação prática do mundo social.

e)  Para Bourdieu a explicação científica do mundo social aparece no horizonte das pseudo ciências, pois o mundo social é guiado por eventos e forças que estão além da compreensão científica e, por essa razão, as explicações científicas do mundo social se contrapõem à explicação prática.

Bourdieu se colocava totalmente contra a dicotomia que tradicionalmente se estabelece entre objetividade e subjetividade, considerando que toda  teoria social que pretendesse explicar a realidade social totalmente por critérios objetivos seria falsa, mas também seria falsa todas que pretendessem explicar tudo por critérios subjetivos.

Deste modo, ele não considera que a ciência social seja uma pseudo-ciência ou que não se deva buscar explicar cientificamente, do mesmo modo que também não defende que a explicação deve excluir a realidade social dos agentes, de modo que é correta a alternativa A.

Perguntas interessantes