1- "Naquela mesa ele sentava sempre. E me dizia sempre o que é viver melhor. Naquela mesa ele contava histórias. Que hoje na memória eu guardo e sei de cor. Naquela mesa ele juntava gente. E contava contente o que fez de manhã. E nos seus olhos era tanto brilho. Que mais que seu filho. Eu fiquei seu fã. Eu não sabia que doía tanto. Uma mesa num canto, uma casa e um jardim. Se eu soubesse o quanto dói a vida. Essa dor tão doída, não doía assim. Agora resta uma mesa na sala. E hoje ninguém mais fala do seu bandolim. Naquela mesa tá faltando ele. E a saudade dele tá doendo em mim. Naquela mesa tá faltando ele. E a saudade dele tá doendo em mim." Essa música foi composta pelo filho no dia da morte do pai. Escreva uma frase da música que comprove esse sentimento.
2-Reparem como na primeira parte da música se faz referência nostálgica de tudo o que o pai fazia na mesa. Escreva em que momento do texto isso ocorre?
3- Na segunda parte da música, só resta a dor da saudade e da mesa vazia. Lembrando das nossas aulas sobre o fluxo da vida e as fases do luto produza um paragrafo falando desse momento da despedida e do luto presente na música acima.
Soluções para a tarefa
01. Abaixo está uma frase retirada da música, que comprova o sentimento do filho no dia da morte de seu pai:
" E a saudade dele tá doendo em mim."
02. A referência nostálgica de tudo o que o pai fazia na mesa acontece na introdução do texto:
"Naquela mesa ele sentava sempre. E me dizia sempre o que é viver melhor. Naquela mesa ele contava histórias. Que hoje na memória eu guardo e sei de cor. Naquela mesa ele juntava gente."
A expressão "naquela mesa" é repetida para enfatizar a saudade do pai e a falta que ele faz.
03. O luto apresenta várias fases/estágios, conforme listados abaixo, que geralmente segue essa ordem.
Estágios do luto:
- Negação
- Raiva
- Negociação/barganha
- Depressão
- Aceitação
Mas é válido ressaltar que as fases do luto podem variar de uma pessoa para outra.
Na música o filho demonstra negação diante da morte do pai, se apegando aos momentos em que ele ainda estava vivo, sem querer aceitar que o pai não está mais presente. Ele também deixa muito claro a saudade e a dor que está sentindo.
Processo de elaboração do luto: https://brainly.com.br/tarefa/19550801
Estágios do luto: https://brainly.com.br/tarefa/24958965
#SPJ1