1. Napoleão se tornou cônsul vitalício. O que isso significou para ele e para a França?
Soluções para a tarefa
Resposta: Napoleão nasceu em 15 de agosto de 1769 na Córsega, a quarta ilha do Mar Mediterrâneo que se localiza ao Oeste da Itália. Desde muito cedo com cerca de 10 anos de idade, seu pai o mandou até a França para pode estudar em uma escola militar. Em meio a vários desafios que acabou encontrando, sempre se manteve muito determinado. Seu empenho o fez tenente da artilharia do exército francês aos 19 anos. Então, daí foi só uma questão, mas, precisamente aos 27 anos que se tornou general.
Os Franceses passavam por um momento conturbado, aonde havia vários processos de revolução por todo país. Com os Jacobinos temendo a difusão dos ideais revolucionários é a burguesia insatisfeita, aconteceu o Golpe 18 de Brumário (Golpe de Estado), onde marcou o início do novo período da França e consequentemente da Europa, dando início a famosa "Era Napoleônica".
Instalou-se o governo do consulado de Napoleão após a queda do diretório. O consulado possuía características republicanas, além de ser centralizado e dominado por militares. No poder executivo, três pessoas eram responsáveis: os cônsules Roger Ducos, Emmanuel Sieyés e também o próprio Napoleão. Apesar da presença de outros dois cônsules, quem mais tinha influência e poder no executivo era Napoleão, que foi eleito primeiro-cônsul da república.
Após uma realização de uma festa em 2 de Dezembro de 1804 para se formalizar a coroação e Napoleão. Um dos principais momentos dessa noite foi o ato surpreendente de Napoleão retira a coroa do Papa Pio VII que se encontrava presente, e ele mesmo se corroa, deixando clara a postura, que não toleraria outra autoridade se não a dele.
Explicação: