Português, perguntado por juliodecezzar, 5 meses atrás

1)
“Não: plantai batatas, ó geração de vapor e de pó de pedra, macadamizai estradas, fazeis caminhos de ferro, construí passarolas de Ícaro, para andar a qual mais depressa, estas horas contadas de uma vida toda material, maçuda e grossa como tendes feito esta que Deus nos deu tão diferente do que a que hoje vivemos. Andai, ganha-pães, andai; reduzi tudo a cifras, todas as considerações deste mundo a equações de interesse corporal, comprai, vendei, agiotai. No fim de tudo isto, o que lucrou a espécie humana? Que há mais umas poucas dúzias de homens ricos. E eu pergunto aos economistas políticos, aos moralistas, se já calcularam o número de indivíduos que é forçoso condenar a miséria, ao trabalho desproporcionado, à desmoralização, à infâmia, à ignorância crapulosa, à desgraça invencível, à penúria absoluta, para produzir um rico? — Que lho digam no Parlamento inglês, onde, depois de tantas comissões de inquérito, já devia andar orçado o número de almas que é preciso vender ao diabo, número de corpos que se tem de entregar antes do tempo ao cemitério para fazer um tecelão rico e fidalgo como Sir Roberto Peel, um mineiro, um banqueiro, um granjeeiro, seja o que for: cada homem rico, abastado, custa centos de infelizes, de miseráveis. Logo a nação mais feliz, não é a mais rica.”

Esse trecho pertence a uma das digressões contidas em Viagens na minha terra, de Garrett. Sabendo que o livro tem como base a oscilação entre os princípios espiritualista (relacionados aos sonhos e às teorias) e materialista (que diz respeito ao que existe de concreto), assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Nesse momento do texto, o narrador está criticando veementemente o princípio materialista, o apego forte de alguns aos sonhos desenfreados e a consequente miséria daqueles que não possuem utopias.

b)
Nesse momento do texto, o narrador está criticando veementemente o princípio materialista, o apego forte de alguns ao enriquecimento desenfreado e a consequente miséria daqueles que não possuem bens.

Alternativa assinalada
c)
Nesse momento do texto, o narrador está criticando veementemente o princípio espiritualista, o apego forte de alguns ao enriquecimento desenfreado e a consequente miséria daqueles que não possuem bens.

d)
Nesse momento do texto, o narrador está criticando veementemente o princípio espiritualista, o apego forte de alguns aos sonhos desenfreados e a consequente miséria daqueles que não possuem utopias.

e)
Nesse momento do texto, o narrador está criticando veementemente o princípio idealista, o apego forte de alguns aos sonhos desenfreados e a consequente miséria daqueles que não possuem utopias.

2)
"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
(...)
Não permita Deus que eu morra,
Sem que volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá."
"Vai meu irmão
Pega esse avião
Você tem razão
De correr assim
Desse frio
Mas beija
O meu Rio de Janeiro
Antes que um aventureiro
Lance mão
Pede perdão
Pela duração (Pela omissão)*
Dessa temporada (Um tanto forçada)*
Mas não diga nada
Que me viu chorando
E pros da pesada
Diz que eu vou levando
Vê como é que anda
Aquela vida à toa
E se puder me manda
Uma notícia boa
* versos originais vetados pela censura"

Os primeiros versos apresentados pertencem à Canção do exílio, de Gonçalves Dias, escritos em um momento em que o poeta se encontrava estudando em Portugal. Os segundos, à letra da canção Samba de Orly, composta por Vinicius de Moraes, Toquinho e Chico Buarque quando se encontravam no exílio forçado pela Ditadura Militar brasileira (1964-1985). Comparando os versos, é correto concluir que:

Alternativas:

a)
Tanto a Canção do exílio quanto o Samba de Orly carregam um pessimismo em relação ao futuro do Brasil.

b)
O Samba de Orly é meramente ufanista e saudoso, enquanto a Canção do exílio carrega um tom melancólico de saudade devido à impossibilidade de retorno dos seus compositores ao Brasil.

c)
Tanto a Canção do exílio quanto o Samba de Orly carregam um tom melancólico de saudade devido à impossibilidade de retorno de seus compositores ao Brasil.

Alternativa assinalada
d)
Tanto a Canção do exílio quanto o Samba de Orly são meramente ufanistas e saudosos.

e)
A Canção do exílio é meramente ufanista e saudosa, enquanto o Samba de Orly carrega um tom melancólico de saudade devido à impossibilidade de retorno dos seus compositores ao Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por MPia22
0

1 - O trecho destacado da obraViagens na minha terra”, de Almeida Garret, é correto afirmar que:

  • Nesse momento do texto, o narrador está criticando veementemente o princípio materialista, o apego forte de alguns aos sonhos desenfreados e a consequente miséria daqueles que não possuem utopias.

Viagens na minha terra

A obra de Almeida Garret é considerada um marco de modernidade dentro do Romantismo português por apresentar inovações no uso da linguagem e estrutura.

Apresentando um narrador-personagem (autor-narrador) “Viagens na minha terra” traz uma temática voltada para os dramas vividos por seus personagens enquanto enredo se embrenha na viagem realizada pelo protagonista, tendo como pano de fundo a Revolução Liberal.

O discurso apresentado na obra mostra o caos em que Portugal se encontra durante a restauração da monarquia constitucional, explorando, principalmente:

  • A decadência da aristocracia portuguesa;
  • O avanço do estado individualista;
  • O alastramento da corrupção sobre a sociedade portuguesa;
  • A falsa moralidade;
  • A queda do modelo baseado na família, fé e coletividade.

Conheça mais sobre a obra de Almeida Garret aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20362109

2 - Comparando os primeiros versos da obraCanção do Exílio”, de Gonçalves Dias, com a letra da canção “Samba de Orly”, de Vinícius de Moraes, Toquinho e Chico Buarque, é possível afirmar que:

  • Tanto a Canção do exílio quanto o Samba de Orly carregam um tom melancólico de saudade devido à impossibilidade de retorno de seus compositores ao Brasil.

O que é o Exílio

Exílio é o nome dado para a situação em que um indivíduo se encontra ao ser forçado a deixar o lugar onde vive por motivos relacionados, principalmente, a conflitos políticos.

Segundo estudiosos do assunto, existem diferentes tipos de exílio, dependendo do que levou a pessoa a sair do local. São eles:

  • Migrante
  • Imigrante
  • Emigrante
  • Exilado
  • Refugiado

No Brasil, na época da ditadura, muitos intelectuais foram exilados para países vizinhos para fugir da opressão política da época. Muitos deles utilizavam as músicas para trocar mensagens entre quem estava exilado e aqueles que permaneciam no país.

Conheça mais sobre a Opressão da Ditadura Brasileira aqui: https://brainly.com.br/tarefa/49237056

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes