Física, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

1- Na transformação isobárica as grandezas de pressão e temperatura são inversamente proporcionais? Justifique sua resposta

2- Na transformação isovolumétrica as grandezas de pressão e temperatura são diretamente proporcionais? Justifique sua resposta.

3- Qual das transformações gasosas tem suas grandezas inversamente proporcionais?

4- Em uma transformação isotérmica, se dobrarmos o volume o que ocorre com a pressão?

5- Uma certa massa gasosa tem volume inicial 10l, a uma temperatura 27 º C. Se o volume dessa massa gasosa reduzir para 5l, qual será o valor da temperatura?


6- Em um recipiente fechado hermeticamente 8l de um gás sofre uma pressão de 2 atm. Aumentando essa pressão para 4 atm qual será o novo volume desse gás?

 



Soluções para a tarefa

Respondido por Whatson
5
1-Não, pois na transformação isobárica a pressão é constante, não crescendo ou decrescendo na mesma proporção de nenhuma outra grandeza, tanto é que sua fórmula é \frac{V_{0}}{T_{0}} = \frac{V_{1}}{T_{1}} .

2-Sim, a um volume constante quanto maior o grau de agitação das partículas (temperatura), mais vezes elas colidem com as paredes do recipiente, gerando uma maior pressão, a fórmula é  \frac{P_{0}}{T_{0}} = \frac{P_{1}}{T_{1}} .

3-A isotérmica, que faz com que, para manter uma mesma temperatura, se houver ganho de calor o recipiente se expanda para "gastar" a energia absorvida na forma de trabalho, diminuindo a pressão, e caso haja perda, se contraia para evitar um resfriamento, aumentando a pressão. Fórmula: P_{0}.{V_{0}=P_{1}.{V_{1}

4-Cai pela metade:

P_{0}.{V_{0}=P_{1}.{V_{1}

P_{0}.{V_{0}=P_{1}.2{V_{0}
P_{1}= \frac{P_{0}}{2}

5-Considerando a pressão constante (e lembrando de converter a temperatura para kelvin):

\frac{V_{0}}{T_{0}} = \frac{V_{1}}{T_{1}}
\frac{10}{300} = \frac{5}{T_{1}}

T_{1}=150k

6-Considerando a temperatura constante:

P_{0}.{V_{0}=P_{1}.{V_{1}

2.8=4.{V_{1}

{V_{1}=4L
Perguntas interessantes