1- Na sociedade é ainda encontramos preconceito em relação a dança? Cite exemplos.
2- Quais são os estereotipos para ser dançarino ou para dançar? a dança e só para magros e jovens? Justifique.
3- Quando uma companhia de dança escolhe seus dançarinos, a aparência interfere na escolha ou olham somente o potencial do movimento e da expressão? Justifique.
4- Existem preconceitos em relação a linguagem de dança na escola? Quais?
5- O que devemos fazer para acabar com o preconceito na dança?
6- Sobre o vídeo, se você fosse o jurado, teria a mesma reação preconceituosa por achar improvável que o dançarino de street dance executasse a cena da morte do cisne, por ser uma dança clássica? Justifique. Ta
Soluções para a tarefa
1. Absolutamente. A dança ainda é um reflexo de muitos preconceitos enraizados na nossa sociedade: homens não podem dançar, pessoas gordas não são "capazes" de se expressarem através da dança e serem bons profissionais e até mesmo danças como hip-hop e funk (dançada majoritariamente por pessoas negras e/ou pobres) são marginalizadas. A dança em geral é bastante exigente com a aparência das pessoas, e isso é outro reflexo do padrão inalcançável de beleza que a sociedade impõe nas pessoas.
2. Os maiores estereótipos sobre a dança e ser dançarino são: ser magra, ser mulher, bonita, alta e branca. Não, a dança é uma área que tem espaço para todas as pessoas e todos os tipos de expressão, é importante saber com o qual você se identifica e fazer parte dela, sem se importar com a pressão estética externa.
3. De fato, a aparência infelizmente ainda interfere na forma como você é visto, e principalmente na dança, onde o seu corpo é o seu material de trabalho e o centro de atenção enquanto você dança. As companhias e agências de danças procuram o "artista perfeito" que possui a aparência e os movimentos mais angelicais e magníficos possíveis, mas aceitar pessoas com diferentes corpos nesse meio é uma boa forma de mostrar corpos REAIS de pessoas reais. Um exemplo disso é um estilo musical KPOP, onde os kidols (como são chamados os dançarinos e cantores desse ritmo) são submetidos a padrões estéticos extremamente rigorosos, desumanos e irreais, onde mulheres de 22 anos não podem pesar mais do que, por exemplo, 45kg, além de serem obrigados a praticarem exercícios físicos e dançarem cerca de 15h todos os dias.
4. Sim, principalmente em questão de danças brasilerias como por exemplo funk. O funk é um reflexo da sociedade na qual vivemos, uma forma das pessoas se expressarem. As letras são horríveis? sim. Mas não deixa de ser um reflexo da nossa comunidade e do nosso país, e por isso é primordial que discutamos sobre as letras e a dança desse estilo musical.
5. É necessário ser discutido sobre as formas de se expressar, e que todos tem esse direito. Todos nós podemos dançar e nossos corpos são únicos.
6. bom... você não mandou o vídeo então não tem como eu comentar sobre.