1.Na sentença “A liberdade é estabelecida pelo poder de compra de cada um [...]”, a construção frasal dá ênfase para a virtude da liberdade. Se a ênfase estivesse direcionada para o agente da ação, como ficaria a oração, mantendo-se o seu sentido original?
a) O poder de compra de cada um estabeleceu a liberdade
b) O poder de compra de cada um estabelece a liberdade.
c) Estabelece-se a liberdade pelo poder de compra de cada um.
Me ajudem pfvr
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra (B)
Explicação:
eu errei e vi a resposta :)
Ao pegarmos a frase “A liberdade é estabelecida pelo poder de compra de cada um [...]” e trocarmos a ênfase de "liberdade" para o agente efetivo da ação nela descrita e ainda mantendo o seu sentido original, nós teríamos a frase "O poder de compra de cada um estabelece a liberdade.", assim como o que está sendo apontado pela alternativa B.
Com está alteração, o foco principal da frase se torna o poder e o sentido foca mais nas consequência dele do que no agente causador, mantendo o efeito de sentido contextual original da frase.
O agente da ação deve ser observado sempre como aquele que está tomando a ação nas orações e não aquele que sofre a ação descrita na estruturação da frase. Por esse motivo, é sempre possível inverter o foco entre o agente causador e o agente que sofre.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20579118