1-Na resenha lida, alternada o uso de verbos no passado e no presente.
a) Em geral,predominam, nas resenhas, as formas verbais no presente. Releia.
Muitos dizem que a vida pode passar diante de nossos olhos-sejam claros, escuros,castanhos,azuis, não importa-, como um filme em alta velocidade, Caio Riter traduz essa sensação para o leitor, emprestando voz para o personagem: é Marcelo, em primeira pessoa, quem narra o torvelinho de imagens e emoções num rápido pulsar de fragmentos que o autor ordena com técnica cinematográfica.
Por que foi empregado o presente nesse trecho?
b) Observe agora o uso das formas verbais no pretérito.
A velha desconfiança, afinal, tinha um fundamento! Nenhuma foto da mãe esperando por ele, Marcelo jamais esteve em seu ventre: seus olhos não tinham a cor do mar, a cor do céu, a cor dos olhos da mãe, a cor dos olhos do pai.
Por que foi empregado o pretérito nesse trecho?
Soluções para a tarefa
A) Porque o trecho fala das impressões do autor da resenha sobre o livro, ou seja, opiniões.
B) Porque o trecho mostra uma parte da narrativa, que fala das lembranças do Marcelo ou seja passado.
ESPERO QUE AJUDE
a) Nesse trecho, foi empregado o presente do indicativo porque traz impressões do resenhista sobre a obra analisada, além de fatos sobre o filme.
b) Nesse trecho, foi empregado o pretérito imperfeito do indicativo porque traz um resumo do enredo do filme, referindo-se a fatos ocorridos no passado.
Tempos verbais
O presente do indicativo refere-se a ações, estados ou eventos que têm como referência o momento em que se fala ou escreve. Também é usado para indicar um momento definido, pontual, uma ação frequente, habitual, um fato ou uma verdade universal.
O pretérito imperfeito do indicativo é usado para descrever ações passadas que eram habituais ou características permanentes ou que duraram certo tempo em um passado indeterminado.
Leia mais sobre tempos verbais em:
brainly.com.br/tarefa/20719582