1-Na raiz de nossos julgamentos existe um certo número de noções essenciais que dominam toda a vida intelectual; são aquelas que os filósofos chamam de categorias do entendimento: noções de tempo, de espaço, de gênero, de número, de causa, de substância, de personalidade etc. [...] Mas, se, como pensamos, as categorias são representações essencialmente coletivas, traduzem antes de tudo estados da coletividade: elas dependem da maneira pela qual esta é constituída e organizada, de sua morfologia, de suas instituições religiosas, morais, econômicas etc.” (DURKHEIM, Émile. Sociologia. São Paulo: Ática, 1981. p. 154-157.)Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que a noção de categorias do entendimento compreende:
Soluções para a tarefa
Resposta:
o modo como a sociedade vê a si mesma nos modos de agir e pensar coletivamente.
Explicação:
A alternativa correta que responde ao conceito de categorias do entendimento, elaborada pelo sociólogo Émile Durkheim, é: "o modo como a sociedade vê a si mesma nos modos de agir e pensar coletivamente."
Para isso, é preciso compreender a obra de Durkheim e sua relação com o funcionalismo.
Durkheim e o funcionalismo
O sociólogo francês Émile Durkheim desenvolve suas obras a partir da escola funcionalista de sociologia, que coloca o desenvolvimento das sociedades como um organismo.
Nela, há o entendimento de que a sociedade influencia os indivíduos, colocando normas sociais gerais, coercitivas e exteriores nos cidadãos. Nisso, se nota a relação com o tema das categorias de entendimento, elementos que vem da estrutura social.
Para mais sobre Émile Durkheim, leia: https://brainly.com.br/tarefa/5779672
#SPJ2