1)Na primeira estrofe do poema, antes de passar propriamente ao relato crítico e político, critilo reflete sobre sua e a compara-a à de um homem rico.
A) qual a condição social do poeta?
2) É próprio da sátira não apenas ridicularizar algo ou alguém, mas também censurar-lhe os erros. Que comportamento de fanfarrão minésio são criticados?
3) A prática política do governador chileno( ou mineiro) é muito conhecida na política brasileira. Seu princípio fundamental é ganhar o apoio do povo por meio de algumas concessões de interesse popular e, com base nesse apoio, obter regalias no poder. A esse tipo de política se da o nome de populismo. De acordo com a última estrofe do texto, que tipo de relação o povo mantém com o seu governante?
Soluções para a tarefa
1. A condição social do poeta é de pobreza, pois vivem sem nenhum conforto e muitas vezes nem tem o que comer. ("Na casa mal provida de um poeta, / Aonde, há dias que o rapaz que serve / Nem na suja cozinha acende o fogo.")
2. Os comportamentos de Fanfarrão Minésio que são criticados:
O poeta critica o fato de o governante só pensar em si e em sua família ("só põe o seu cuidado Em deixar a seus filhos o tesouro");
ser injusto com relação à cobrança de impostos ("Furtando ao rico e não pagando ao pobre")
fingir ser justo e virtuoso ("Fingir-nos intentou que tinha uma alma Amante da virtude")
fazer coisas para agradar o povo, mas com a intenção de obter mais privilégios
3. O tipo de relação que o povo mantém com o seu governante.
O povo é subalterno ao governante, pois se submete a ele e aprova tudo o que o governante faz, seguindo-o tal qual mosca em busca do mel. ("a louca gente De toda a parte corre a ver se encontra Algum pequeno alivio à sombra dele")