ENEM, perguntado por chifuyulindo, 6 meses atrás

1. Na pintura à esquerda, quais elementos foram utilizados para representar o poder absolutista do rei Carlos I?

2. Como a execução de Carlos I foi representada?

3. No contexto absolutista - marcado por rituais, símbolos e crenças, que repercussões a execução de um rei poderia ter na Europa?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por RayanaSE
1

1. Na pintura de "Charles I" de Daniel Mytens, foram utilizados elementos para representar o poder absolutista, como a visão de cima para baixo, as roupas imponentes, as joias da coroa inglesa à mostra. Entretanto, a mão a posta dentro das veste tem a representação de modéstia, temperança, vinda da cultura grega.

2. A execução de Carlos I foi representada por meio da tela "A execução de Carlos I", atribuída a John Weesop, com o rei deposto retratado sem cabeça, após sua execução (ver imagem abaixo).

3. A execução de um rei demonstrava a fragilidade humana em um monarca. Qualquer tipo de revolta em reinados alertava toda a monarquia pelo mundo para algo semelhante, pois ideias revolucionárias tinham o costume de ultrapassar fronteiras.

Execução de Carlos I da Inglaterra

Carlos I (1600 - 1649) foi um rei católico em um país essencialmente protestante desde Henrique VIII (1491 - 1547).

Entretanto, além das desconfianças religiosas contra o rei, ele também começou a ter entraves com o parlamento inglês, pois acreditava na divindade do poder real ilimitado.

Criou algumas medidas na Inglaterra e Escócia que o adjetivou de monarca tirano. Em 1641 iniciou-se a Guerra Civil Inglesa, sendo derrotado em 1645 e executado em 1649.

Para mais informações sobre Guerra Civil Inglesa, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/24776628

Anexos:
Perguntas interessantes