Português, perguntado por gisellymacedosilva, 3 meses atrás

1. Na penúltima estrofe, o eu lírico afirma, em relação a Diadorim, que "Gostava do cheiro dele / Por
não dizia nada".
a) Localize no texto outras palavras e expressões que indiquem que o sentimento do enunciador era a
também negativo, que ele insistia em manter secreto.
b) Qual parece ser a verdadeira razão dessa necessidade de silenciar ou ocultar o sentimento pelo amig
c) Como pode ser caracterizado o sentimento que o
enunciador tem por Diadorim? Responda utili-
zando palavras e expressões extraídas do texto.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por MarianaCostadeAraujo
1

a) Outra citação de "Grande Sertão: Veredas" que indica que o sentimento do enunciador era negativo e secreto é: "Se eu pudesse, ele vivia / Eternamente comigo / A nossa grande amizade / Era tanta que eu nem digo".

b) A verdadeira necessidade de ocultar o sentimento pelo amigo é a linha tênue entre amor de amizade e amor romântico.

c) O sentimento do enunciador por Diadorim era reprimido e pode ser exemplificado no trecho: "Brota o amor sem limite / Não sei se nasce do demo / Ou do que-que-não-existe / Mas é tão grande que tremo".

A obra "Grande Sertão: Veredas"

O romance "Grande Sertão: Veredas" é um livro de Guimarães Rosa, publicado em 1956. Trata-se de uma das obras mais importantes da literatura brasileira, com elementos do experimentalismo linguístico e do regionalismo explorado pelo movimento modernista. A história gira em torno do personagem Riobaldo, ex-jagunço, que relembra seu amor reprimido por Diadorim, além dos seus medos e das suas lutas.

a) Outras palavras e expressões que indicam que o sentimento de Riobaldo era negativo e secreto é: "Se eu pudesse, ele vivia / Eternamente comigo / A nossa grande amizade / Era tanta que eu nem digo".

b) A verdadeira razão da necessidade de silenciar ou ocultar o sentimento pelo amigo Diadorim é a linha tênue entre o amor de amizade e o amor romântico, esse último proibido por Riobaldo.

c) O sentimento que Riobaldo tem por Diadorim é reprimido, tratando-se de um segredo, como no trecho extraído: "Brota o amor sem limite / Não sei se nasce do demo / Ou do que-que-não-existe / Mas é tão grande que tremo".

Entenda mais sobre "Grande Sertão: Veredas" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/25097982

#SPJ1

Perguntas interessantes