1 Na Pedagogia Social, os ambientes por onde circula qualquer pessoa são sempre compostos por várias outras (pessoas), com suas histórias e como seres ativos no processo desenvolvimental auxiliam na mudança de forças internas de cada indivíduo como o instinto, bem como no processo de maturação de cada um. Esse fato aparentemente imperceptível contribui na evolução por “estágios” diferentes, porém descontínuos, provocando e fazendo variar o aspecto de maturação, tempo, espaço e percepções individuais.
Estes aspectos podem ser observados e trabalhados em ambientes onde a Pedagogia social pode abrangê-los. Verificou-se que os mesossitemas são locais onde os microssistemas diferentes se encontram e tentam conviver. Cada um se constitui em elemento importante de aprendizagem social. As relações estabelecidas no Microssistema vão se refletir nas relações agora mais amplas.
Então, solicita-se que você exemplifique 3 situações envolvendo:
a) Adaptação positiva que possa ocorrer na Escola ou em um ambiente de aprendizagem (Ong, Clube, Igreja, comunidade, etc...) e como trabalhar como reforço ou não;
b) Adaptação negativa que possa ocorrer na Escola ou em um ambiente de aprendizagem (Ong, Clube, Igreja, comunidade,etc..) com possíveis reflexos na adolescência. Qual aternativa para solucionar ou ajudar uma criança ou adolescente na situação mencionada, considerando a situação de exossitema?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Olá!
A pedagogia social no caso 1 pode ser colocada em prática a partir da observação e análise dos fatores que ocorrem diariamente na instituição, e, em segundo lugar analisar as avaliações, os métodos de distribuição e seus resultados;
No caso dois, ela pode fortalecer a adaptação negativa junto da coordenação da escola, em primeiro lugar avaliando e em segundo bolando estratégias para melhorar os índices da instituição.
No caso três, notamos que a situação de exossitema é o caso 1, pois dialoga com mais de um espaço.
Até mais!
Perguntas interessantes