1) Na passagem “Como meus olhos eram limpos” (linha 9), o homem se surpreende por:
a. Perceber como era inocente.
b. Seus olhos em tão pouco terem escurecido.
c. Pela sujeira que embaça os seus olhos nos dias atuais.
d. Suas lágrimas limparem seus olhos.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é representada pela letra (A).
Letra A: Perceber como era inocente.
Texto-base: História estranha, de Luis Fernando Veríssimo.
Nesse texto, o autor quis mostrar que, com o passar dos anos, o ser humano vai perdendo a inocência. Desse modo, o homem com quarenta e poucos anos já não era tão inocente quanto na época da infância (com 7 anos de idade).
Ao falar “Como meus olhos eram limpos”, o personagem quis dizer que, quando criança, não tinha tanta malícia (para lidar com as situações da vida) para enxergar o mundo em que vivia. Dessa forma, a época de criança era baseada na inocência e no prazer pela vida.
Lute pela realização dos seus sonhos!
A alternativa correta em relação ao motivo pelo qual o autor se surpreende, na passagem “Como meus olhos eram limpos”, é a letra a) Perceber como era inocente.
O trecho referido faz parte do texto "História estranha", de Luis Fernando Veríssimo.
O objetivo desse texto é chamar a atenção para o fato de que o ser humano, ao longo da vida, vai deixando de ser ingênuo e passa a ser malicioso. O personagem, já acima dos quarenta anos, não tinha mais a inocência que se percebia quando este era ainda criança, na sua época de infância.
Quando o homem diz "Como meus olhos eram inocentes", o mesmo quer fazer referência ao fato de que ele era muito ingênuo, e não tinha a malícia necessária para lidar com qualquer situação da vida.
Veja mais sobre Luis Fernando Veríssimo em:
https://brainly.com.br/tarefa/25165944