História, perguntado por emanuellysouzanunes2, 10 meses atrás

1)
Na obra ‘Política’, esse pensador grego da Antiguidade apresenta um estudo histórico das cidades e de seus respectivos regimes. O filósofo propõe não somente observar, descrever e avaliar as diferentes formas de organização política experienciadas, mas também sugerir uma forma de organização que seria, a seu ver, a mais adequada para tal fim. Essa forma de organização é uma espécie de mistura de dois regimes: a oligarquia e a democracia, que proporcionariam condições ideais para o desenvolvimento pleno dos indivíduos nos limites das disposições que lhe seriam próprias.

O texto base de refere ao pensamento de:

Alternativas:

a)
Aristóteles (384-322 a.C.).

b)
Platão (428-347 a.C.).

c)
Protágoras (490-415 a.C.).

d)
Heráclito (540-470 a.C.).

e)
Diógenes (404-323 a.C.).

2)
Dando continuação a este distanciamento iniciado pelos renascentistas para com as premissas vinculadas à fé, ao longo de todo século XVIII começa a ganhar corpo outro paradigma que também influenciará diretamente o rumo de vários países no Ocidente. Valorizando o pensamento racional científico e ideias como o progresso, os pensadores vinculados a este paradigma se empenharam em esclarecer a mente das pessoas e estavam interessados em se distanciar tanto dos aspectos clericais, quanto da submissão imposta pelos membros da nobreza.

O texto base se refere ao:

Alternativas:

a)
pensamento medieval.

b)
pensamento clerical.

c)
pensamento iluminista.

d)
pensamento mitológico.

e)
pensamento religioso.

3)
Em ‘A República’, esse pensador grego da Antiguidade nos oferece não apenas uma espécie de apanhado histórico das formas de organização política que já haviam sido postas em prática, mas, valendo-se desse horizonte, também abre caminho para a sua proposta: apresentar os fundamentos do que seria a organização política ideal. Se seu ideal político não se realizou de fato, no entanto, a sua concepção precipitou na concretização de alguns "atos": a criação da Academia, assim como uma espécie de pontapé inicial da sociologia política.

O texto base de refere ao pensamento de:

Alternativas:

a)
Aristóteles (384-322 a.C.).

b)
Platão (428-347 a.C.).

c)
Protágoras (490-415 a.C.).

d)
Heráclito (540-470 a.C.).

e)
Diógenes (404-323 a.C.).

4)
Uma das grandes preocupações presentes nos escritos do pensador francês François-Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire (1694-1778), é quanto à urgente substituição de uma historiografia alicerçada a premissas ligadas à Teologia para uma metodologia que privilegiasse o progresso presente em uma história pautada, portanto, em preceitos científicos.

O pensamento de Voltaire esteve filiado:

Alternativas:

a)
ao pensamento medieval.

b)
ao pensamento clerical.

c)
ao pensamento religioso.

d)
ao pensamento mitológico.

e)
ao pensamento iluminista.

5)
No século XVI, um pensador nascido em Florença, escreveu uma obra considerada marco na filosofia política moderna. Nessa obra, ele apresentou conselhos para manutenção e conquista de poder e defendeu que o uso da força e da coerção pode ser por vezes necessário.

O texto base se refere a:

Alternativas:

a)
Jean-Jacques Rousseau.

b)
Immanuel Kant.

c)
Nicolau Maquiavel.

d)
John Locke.

e)
Marsílio de Pádua.

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
7

1 - a) Aristóteles (384-322 a.C.).

R: A obra "Política" é dividida em oito livros. Os três primeiros falam sobre a Teoria do Estado, do quarto ao sexto o tema obrado é sobre a natureza política e o seus princípios e por fim os dois últimos livros falam sobre como seria a "política ideal."

2 - c) pensamento iluminista.

R: A "mudança no rumo dos países do Ocidente" que a questão cita é sobre como a Monarquia Absolutista entrou em queda e as três classes sociais também começaram a sumir, para entrar uma nova forma de governo e surgir a burguesia.

3 - b) Platão (428-347 a.C.).

R: A obra "A República" está divida em dez livros e foi organizada da seguinte forma: Prólogo; Introdução; Parte I - O Paradigma da Cidade-Estado; Parte II - A encarnação do Paradigma; Parte III - O Declínio da Cidade-Estado; Conclusão; Epílogo.

4 - e) ao pensamento iluminista.

R: Voltarie foi um dos principais filósofos franceses na época da Revolução Francesa e que foram importantes para difundir o Movimento Iluminista.

5 - c) Nicolau Maquiavel.

R: Esse filosofo italiano foi um personagem importante durante todo o Movimento Renascentistas e até hoje é conhecido como o criador tanto do pensamento como o da política moderna.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!


roseneideproque: valeu mesmo !!!!
Perguntas interessantes