1. Na França, o primeiro rei a impor sua autoridade a todos os grupos sociais foi Felipe Augusto (1180-1223). Felipe tomou uma série de medidas que favoreceram a formação do estado nacional francês, tais como a conquista de feudos. Considerando tais informações, assinale a alternativa que apresenta os fatores que favoreceram a centralização do poder real na França.
a) No século XII, Felipe comprou terras dos nobres e usou a força de um exército profissional assalariado para fortalecer o poder real. Para a capital do reino, Felipe Augusto escolheu a cidade de Paris.
b) A estrutura social na França se organizou a partir de um único Estado, que favoreceu a formação dos estados nacionais e a centralização do poder político nas mãos do povo.
c) A formação do estado nacional francês consistiu no movimento de contrarreforma, em que João Calvino inovou as doutrinas católicas.
d) A Guerra dos Cem Anos fortale ceu a nobreza e estimulou infidelidade aos reis, que passou a ser visto como símbolo de desestruturação do poder político
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
É correta a alternativa A, de modo que este rei conseguiu colocar uma parcela cada vez maior do território que compunha aquele reino sob o seu controle direto, o que era garantido pelo exército profissional (sob seu comando).
Isto fez com que os senhores feudais perdessem poder e prestígio, passando a maior parte da Nobreza a participar ativamente do projeto de centralização política de Felipe. Este projeto se concluiria com a Guerra dos Cem Anos, travada entre França e Inglaterra, que tornaria a posição das nobrezas locais ainda mais frágil (dada a devastação causada pela guerra em muitas partes do país) e a posição da Monarquia Central ainda mais forte.
Explicação:
espero ter ajudado
armydasquebradas36:
obrigada
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás