1) Na filosofia, podemos considerar que há dois grandes ramos de interpretação do fenômeno mente e cérebro: o monismo e o dualismo. O monismo é uma corrente da filosofia da mente que busca explicar a relação mente-cérebro e preconiza a Selecione uma alternativa: a) Dualidade mente e cérebro. b) Identidade mente e cérebro. c) Exclusão mente e cérebro. d) Relação mente e cérebro. e) Divisão mente e cérebro.
Soluções para a tarefa
Identidade mente e cérebro. (B)
O monismo busca explicar a relação mente-cérebro e preconiza: Alternativa b) Identidade mente e cérebro
Monismo é a doutrina filosófica que reconhece um único princípio como o fundamento de tudo o que existe. Afirma que existe apenas uma realidade, substância ou essência unificadora em cujos termos tudo pode ser explicado.
O monismo propõe que a cognição, a consciência ou qualquer ato mental é exclusivamente biológico. O cérebro e a mente são inseparáveis. A pessoa é o que é porque graças ao cérebro.
Essa teoria nega que existam experiências subjetivas com propriedades não físicas (que na filosofia da mente são conhecidas como "qualia"), reduzindo assim os atos psíquicos e intencionais à atividade dos neurônios. Por isso é conhecida como teoria fisicalista ou também como monismo neurológico.