1) Na estrutura do Estado Absolutista na França no século XVIII, havia três estados:
I - O Primeiro Estado que era representado pelo clero. Seus integrantes eram isentos de pagar os impostos.
II - O Terceiro Estado que era representado pela burguesia, que se dividia entre comerciantes, banqueiros, empresários e trabalhadores urbanos e os camponeses, totalizando a grande maioria da população.
III - O Primeiro Estado que era representado pela burguesia, que se dividia entre comerciantes, banqueiros, empresários e trabalhadores urbanos e os camponeses, totalizando a grande maioria da população.
IV- O Segundo Estado que era representado pela nobreza ou aristocracia francesa. Seus integrantes também pagavam impostos e não tinham acesso a cargos públicos;
V - O Terceiro Estado que era representado pelo clero. Seus integrantes eram obrigados a pagar os impostos.
Estão corretas:
Alternativas:
a)
I e II.
b)
I, II e IV.
c)
III e IV.
d)
II, III e IV.
e)
I, IV e V.
2)
Há uma diferença de valor entre o que o trabalhador produz e o que ele recebe como pagamento pela venda de sua capacidade de produzir. Esse valor é um valor a mais que garante o lucro e também é a fonte de riqueza dos capitalistas. Essa diferença é chamada por Karl Marx de:
Alternativas:
a)
acerto.
b)
mais-valia.
c)
menos-valor.
d)
desacerto.
e)
terceirização.
3)
No final do século XVIII e durante todo o século XIX, aconteceu a Revolução Industrial, que provocou mudanças nas formas de produção e na vida das pessoas. Sobre a Revolução Industrial, assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso.
( ) A primeira Revolução Industrial ocorreu na Alemanha, que possuía condições estáveis de transporte e uma classe social que era a nobreza, bem diferente dessa mesma classe na Inglaterra.
( ) A Revolução Industrial iniciou com o algodão e caracterizou-se pela substituição do trabalho manual e artesanal, pela produção através das máquinas e fábricas, melhorando a eficácia da produção, a rapidez e o custo da produção dos produtos.
( ) A segunda etapa da Revolução Industrial se deu com inovações industriais com relação ao emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos.
( ) A terceira etapa da Revolução é considerada, por muitos estudiosos, como os avanços tecnológicos dos séculos XX e XXI, tais como o computador, o fax, a engenharia genética, o celular, entre tantos outros.
A ordem correta do Verdadeiro ou Falso é:
Alternativas:
a)
V, V, V, V.
b)
F, V, V, V.
c)
V, V, F, F.
d)
F, V, F, V.
e)
F, F, V, V.
4)
Max Weber procurou explicar a dominação (entre grupos ou indivíduos) a partir de um questionamento acerca dos princípios que orientam a ação da dominação. Ele discrimina três tipos gerais de dominação legítima, ou seja, aceitos socialmente e validados em diferentes sociedades. Esses três tipos são:
Alternativas:
a)
dominação habitual, dominação cativante e dominação jurídica.
b)
dominação corriqueira, dominação simpática e dominação permitida.
c)
dominação tradicional, dominação carismática e dominação legal.
d)
dominação lendária, dominação influente e dominação regular.
e)
dominação proverbial, dominação atraente e dominação assegurada.
5)
Para Émile Durkheim, o fator de coesão de sociedades consideradas por ele "primitivas", é um processo de conexão por semelhanças entre pessoas em que a ideia de indivíduo é pouco importante ou ausente.
Esse processo foi chamado por Durkheim de:
Alternativas:
a)
Solidariedade mecânica.
b)
Solidariedade anônima.
c)
Solidariedade orgânica.
d)
Solidariedade atômica.
e)
Solidariedade biônica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 a) I e II
2 b) Mais-valia
3 b) F,V,V,V.
4 c) dominação tradicional, dominação carismática e dominação legal
5 a) Solidariedade mecânica
Explicação:
Baseado nas informações que o enunciado nos trouxe, podemos afirmar que as respostas corretas são, respectivamente: 1) A- I e II; 2) B-mais-valia; 3) B- F,V,V,V; 4) C-dominação tradicional, dominação carismática e dominação legal; 5) A- Solidariedade mecânica.
Vamos aos dados/resoluções:
1) Na estrutura do Estado Absolutista na França no século XVIII:
I. correto. O clero francês representava o primeiro estado e gozavam de inúmeros privilégios, inclusive a isenção de pagamento de impostos.
II. correto. O terceiro estado era o mais numeroso. Camponeses na maioria, seguidos dos pequenos burgueses, os pequenos comerciantes e artesãos, uma camada média, composta de lojistas e profissionais liberais e a alta burguesia os grandes banqueiros e comércio exterior.
III. incorreto. O primeiro estado era representado pelo clero.
IV. incorreto. O segundo estado era formado por nobres que também não pagavam impostos. Estavam divididos entre os que viviam na corte, onerando a corôa e os que viviam no campo, infligindo os camponeses.
V. incorreto. O terceiro estado era formado na maioria por camponeses.
Logo, estão corretas: b) I, II e IV
2) Há uma diferença de valor entre o que o trabalhador produz e o que ele recebe como pagamento pela venda de sua capacidade de produzir. Essa diferença é chamada por Karl Marx de:
b) mais-valia.
O conceito de mais-valia foi desenvolvido por Karl Marx e significa a parte do valor da força de trabalho dispendida por um determinado trabalhador na produção e que não é remunerado pelo patrão. Entende a força de trabalho como mercadoria.
3) No final do século XVIII e durante todo o século XIX, aconteceu a Revolução Industrial:
( F ) Revolução Industrial o período histórico durante o qual a Inglaterra se transformou, de sociedade feudal-mercantil, de economia preponderantemente agrária, em uma sociedade baseada numa economia industrial, caracterizada pela produção em grande escala, mediante a utilização crescente de máquinas.
A Inglaterra foi a nação europeia que mais rapidamente adaptou suas estruturas internas às novas condições competitivas que se instauraram no mundo. Um fato que contribui à reestruturação econômica foi a reforma protestante, o que levou a diminuição da influência da nobreza, à liquidação do poder do clero e ao sequestro e a redistribuição das terras e dos bens da Igreja.
( V ) As indústrias inglesas voltadas para o consumo interno, principalmente alimentos e lã, aumentaram sua produção em 7%, enquanto as indústrias destinadas à exportação de tecidos de algodão, aumentaram a produção em 75%.
( V ) A partir do final do século XX, durante a segunda Revolução Industrial, os ganhos de escala se potencializam devido ao crescimento da disponibilidade de aço, da energia elétrica e invenção de motores e máquinas menores que permitiram o desenvolvimento de um grande número de utilidades domésticas, os bens de consumo duráveis que, juntamente com o automóvel, constituem os maiores símbolos da sociedade moderna.
( V ) A terceira etapa da Revolução Industrial também chamada de Revolução Tecnológica, emerge com a crise do petróleo e se destaca pelo avanço dos meios de comunicação e transportes. Caracteriza a terceira Revolução Industria: a micro-tecnologia, a computação, a robótica, os software, a engenharia genética, as indústrias não estão mais associadas as fontes de matérias-primas e mão de obra, mas à uma economia globalizada e corporativista.
Alternativa correta: b) F, V, V, V.
4) Max Weber procurou explicar a dominação entre grupos ou indivíduo...três tipos gerais de dominação legítima:
c) dominação tradicional, dominação carismática e dominação legal.
O poder, para Weber, pode legitimar-se de três formas, uma estatuída, uma consuetudinária e outra afetiva, respectivamente as dominações: Legal, Tradicional e Carismática.
5) Para Émile Durkheim, o fator de coesão , no caso, por semelhanças:
A) Solidariedade mecânica
Para Émile Durkheim, a sociedade em sua fase primitiva se organizava socialmente a partir das semelhanças psíquicas e sociais entre os membros individuais que compartilhavam dos mesmos valores sociais, das crenças religiosas e dos interesses materiais necessários à subsistência do grupo, essa correspondência de valores é que assegurava a coesão social.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)