1 - Na década de 80, período considerado da 3ª geração, alguns problemas com colapso no mercado americano com muitos consoles disponíveis, diferentemente do que acontecia com o mercado japonês, que continuava a crescer, onde foi lançado a nova geração de consoles de 8 bits. Essa geração foi marcada pela hegemonia de uma empresa de consoles que manteve a liderança no mercado por um longo período. A empresa se chama:
Alternativas:
a) Microsoft
b) Nintendo
c) Cassio
d) Sega
e) Nenhuma das alternativas
2 - O jogo Space Invaders foi lançado e desafia o mercado com uma inovação importante para a época. Entre as inovações, estava a de ser o primeiro jogo com personagens animados e com a possibilidade de registrar os placares recordes. No entanto, uma das inovações mais importantes foi:
Alternativas:
a) Implementar animação gráfica 3D
b) Implementar fases ocultas
c) Contar com suporte de NPC
d) Ser um jogo sem tempo para acabar
e) Nenhuma das alternativas
3 - Um jogos em específico quebrou vários paradigmas, servindo de base para toda uma nova geração de jogos, com conceitos como telas adjacentes e inventário de personagem, o que abriu espaço para novos campos estratégicos, gêneros e temas. Este jogo foi conhecido pelo nome:
Alternativas:
a) Adventure
b) Pong
c) Space War
d) Space Craft
e) Cosmic
4 - No período de maior sucesso da Atari, houve uma mudança bem grande no mercado de games. Naquela época, videogames eram trabalhos de uma pessoa só, o programador fazia tudo, desde o design criativo, os storyboards, os gráficos, a música, os efeitos sonoros, a programação e o playtest. Apesar disso, dar crédito ao programador e um bônus salarial referente ao desempenho das vendas de suas criações não era a prática corrente da indústria. A principal forma de disponibilização de jogos para os consoles da época era através de:
Alternativas:
a) Pendrives
b) Disquete
c) Cartuchos
d) Disquetões
e) Nenhuma das alternativas
5 - O criador do jogo pong, participa de uma demonstração pública antecipada do Odyssey , em que pôde jogar com o console por cerca de meia hora. Um mês depois dessa apresentação, ele contrata o engenheiro Al Alcorn e descreve para ele o jogo de tênis de mesa que conheceu no Odyssey , delegando a ele a tarefa de recriar o jogo, e surge o Pong que foi o primeiro sucesso de uma das primeiras empresas de game. Assinale a alternativa que apresenta o nome correto da empresa em questão:
Alternativas:
a) Microsoft
b) Atari
c) Nintendo
d) Sony
e) PlayStation
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
Questão 1.
B - Nintendo.
Na década de 80, ela tinha acabado de chegar nos Estados Unidos, foi onde a Nintendo se tornou uma das maiores empresas de videogames do mundo, com uma sequência de consoles sendo o Nintendo Entertainment System (1983), Game Boy (1989) e o Super Nintendo (1990).
Questão 2.
D - Ser um Jogo sem tempo para Acabar.
Foi um jogo “shoot’em up” (subgênero de jogos eletrônicos de tiro), que era simples, sendo em pixels bidimensionais, que o objetivo era acabar com ondas de inimigos.
Questão 3.
Adventure foi o primeiro RPG criado, mas o criador viu que era uma tarefa muito difícil criar um inventario então o personagem só podia pegar um objeto de cada vez.
Pong era um jogo de "Ping-pong" clássico com duas barrinhas que rebatiam uma bola.
Space War foi o primeiro jogo criado (1962), sendo programado em Assembly, por estudantes.
Cosmic não tem informações precisas.
Questão 4.
C - Cartuchos
Veio antes dos disquetes, tendo fitas dentro dos Cartuchos para armazenar dados.
Questão 5.
B - Atari