Filosofia, perguntado por Akatsuki13, 9 meses atrás

1. Na década de 1960, a proposição de Simone de Beauvoir contribuiu para estruturar um movimento social que teve como marca o(a) * 1 ponto a) apelo popular pela igualdade de gênero. b) pressão do Poder Legislativo para impedir a dupla jornada de trabalho. c) apenas criminalizar a violência sexual. d) oposição de grupos religiosos para impedir os casamento homoafetivos. Martin Heidegger (1889-1976) afirmou: “ser homem já significa filosofar”. Sua tese é a seguinte: O homem se caracteriza pela distinção entre o “é” e as características de qualquer coisa, ou seja, de qualquer ente; com isso, no encontro cotidiano com os entes, antecipadamente (antes de encontrá-los e conhecê-los) sabemos (a) que eles são e (b) que eles não são o “ser”, que são diferentes de sua “existência”. Eis por que todos podemos, a qualquer instante, nos lançar às perguntas pelo ser dos entes e pelo sentido do ser em geral, ou seja, às perguntas filosóficas. Independente de filosofarmos expressamente, as questões e a força para a investigação, portanto, estariam na raiz mesma de nosso ser, e precedem todo conhecimento e pensamento aplicado. De modo análogo, a primeira frase da Metafísica de Aristóteles afirma: “Todos os seres humanos tendem essencialmente ao Saber”. Essa tendência essencial significa que uma propensão para o Saber está presente, ainda que inexplorada, em todos os seres humanos. Como Aristóteles escolheu, para o Saber, uma palavra grega que se assemelha ao “Ver” imediato (eidénai), pode-se compreender que se trata tanto do conhecimento em geral quanto (e principalmente) do Saber metafísico, sobre o princípio essencial ou estrutura metafísica da realidade. Em suma, Aristóteles já estaria dizendo que ser homem significa filosofar. 2. Com base no que foi dito, marque a alternativa CORRETA: * 1 ponto a) Aristóteles afirma a tendência essencial do ser humano a ficar preso ao sentido da visão, nas sombras. b) Heidegger e Aristóteles têm como tese que filosofar expressamente é um destino humano comum. c) Uma contradição total reina entre as teses contemporâneas e gregas, em filosofia. d) Segundo Heidegger, a distinção entre o ente e o ser torna possível o pensamento.

Soluções para a tarefa

Respondido por valdireneguipalje4
133

Resposta:

1- A 2- B

Explicação:

Classroom

Respondido por Matheusieti
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1 - A alternativa A está correta.

Com base no enunciado acima, podemos compreender que:  

Atualmente apesar da evolução da sociedade, nós ainda somos regidos por valores que procedem de outras gerações, geralmente por dogmas e doutrinas religiosas que acabam diretamente vinculadas ao papel do cidadão como ser social.  

É possível notar que existe um preconceito enorme, ainda no século XXI contra os indivíduos que optam por outro gênero, fato este que se dá através do conservadorismo, que na maioria das vezes é prejudicial para a sociedade pois obriga esses indivíduos a ter uma postura de inferioridade, onde em diversos casos omitem sua posição sexual.  

2 - A alternativa B está correta.

Para Aristóteles o indivíduo livre é livre aquele que tem o princípio da ação.

Aristóteles reflete sobre o indivíduo que a partir da noção que o animal político é o cidadão, este que é o homem livre que goza de direitos naturais por sua competência em comandar.

Essa noção faz referência aos indivíduos dotados apenas de força física e pouco intelecto, que estão aptos para obedecer, sendo uma analogia refletia na soberania da cidade e dos dominados, onde a cidade visa o bem comum a todos, e todo ser humano por ser um animal político é dono de si, onde a racionalidade deve ser o elemento chave para o indivíduo.

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