ENEM, perguntado por luana5658, 1 ano atrás

1)

Na concepção do sociólogo Anthony Giddens, é necessário refletirmos sobre os diversos impactos de nossa atuação no mundo, em virtude do grande número de possibilidades que se abrem a nossa frente. Dentro dessa necessidade está a expressão desenvolvida por esse autor de: reflexividade social. Sobre esse conceito analise as afirmações a seguir na mesma direção do material da sua disciplina:

I - A reflexividade social refere-se à necessidade de estarmos sempre pensando, ou refletindo, a respeito das circunstâncias em que nossas vidas se desenrolam.

II - A globalização, o acesso à informação, o acesso às pessoas nos mais diferentes lugares do planeta, em tempo quase instantâneo, fez com que aumentasse a reflexividade social.

III - A reflexividade social, entende que, muitos aspectos da vida que as antigas gerações consideravam triviais transformam-se em temas para um processo aberto de tomadas de decisões.

Assinale a alternativa correta da questão:

Alternativas:

a)

Apenas as afirmações I e II estão corretas.

b)

Apenas as afirmações I e III estão corretas.

c)

Apenas a afirmação III está correta.

d)

Apenas as afirmações II e III estão corretas.

e)

As afirmações I, II e III estão corretas.

2)

Segundo o autor alemão Ulrich Beck, a sociedade industrial está dando lugar a uma "sociedade de risco". O que significa essa expressão na teoria desse pesquisador? Analise as afirmações a seguir marcando "V" para as verdadeiras, e "F" para as de conteúdo falso:

( ) Para Ulrich Beck, o conceito de sociedade de risco é o mesmo colocado no interior da teoria de Karl Marx. O risco estaria dentro da produção de mercadorias e de uma lógica da exploração de mais-valia. Seria então, o mesmo que afirmar sobre a teoria do valor-trabalho.

( ) O conceito de sociedade de risco de Beck está intimamente ligado ao conceito de globalização, ou seja, para este autor, os riscos da atual sociedade passam a atingir a todos sem distinção de classe social e sem respeitar as fronteiras de nenhuma nação.

( ) O risco para Ulrich Beck, provém das incertezas geradas pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia, bem como pelo próprio desenvolvimento social, e não mais da natureza.

A alternativa com a sequência correta da questão é?

Alternativas:

a)

V - V - V.

b)

V - F - V.

c)

V - V - F.

d)

F - V - V.

e)

F - F - F.

3)

Dentro das afirmações abaixo, avalie quais estão de acordo com a concepção do que é a teoria crítica para Boaventura de Sousa Santos, conforme o material da disciplina:

I - Por teoria crítica, Boaventura de Sousa Santos entende, toda a teoria que não reduz a ‘realidade’ ao que existe.

II - Para o autor, a realidade, qualquer que seja o modo como é concebida, é considerada pela teoria crítica como um campo de possibilidades e a tarefa da teoria consiste precisamente em definir e avaliar a natureza e o âmbito das alternativas ao que está empiricamente dado.

III - A análise crítica do que existe para Boaventura, assenta no pressuposto de que a existência não esgota as possibilidades da existência e, que, portanto, há alternativas suscetíveis de superar o que é criticável no que existe.

Assinale a alternativa com as proposições corretas:

Alternativas:

a)

Apenas as afirmações I e II estão corretas.

b)

Apenas as afirmações I e III estão corretas.

c)

Apenas a afirmação III está correta.

d)

Apenas as afirmações II e III estão corretas.

e)

As afirmações I, II e III estão corretas.


thielendarmas: alguem me ajuda
betypegoraro: 1) E 2) D 3) E

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
43

Olá,

1. e) As afirmações I, II e III estão corretas.

I. Verdadeiro. Devemos pensar constantemente e refletirmos sobre as circusntâncias que vivemos. Todo indivíduo é agente reflexivo. Implica em posicionamento: estar presente e compartilhar com o outro.

II. Verdadeiro. Nos dias de hoje, onde as informações são rápidas e globalizadas,  utilizamos a tecnologia para interferir massivamente nas decisões.

III. Verdadeiro. Quando as sociedades eram conduzidas mais pelos costumes e tradições, as pessoas podiam fazer as coisas de maneira mais irrefletida.

2. d) F - V - V.

I. Falso. Beck define como sociedade reflexiva e não de risco, que a sociedade moderna, em razão de seu inerente dinamismo, está terminando com a formação de classes, camadas sociais, ocupação. papel de sexo, família nuclear, agricultura e setores empresariais. Esse dinamismo da sociedade industrial, que extingue suas próprias fundações, remete a Marx, que aponta que o capitalismo criaria uma nova forma de classe social.

II. Verdadeiro.  Beck define que a sociedade de risco originou-se com o processo industrial, que hoje ocorre de maneira globalizada, iniciando assim uma nova fase na história da sociedade humana.  

III. Verdadeiro. Beck reconhece que a mesma tecnologia que gera benefícios, também gera inesperadas e indesejadas consequências. Na sociedade de risco, as inovações tecnológicas e organizacionais da sociedade acarretam efeitos colaterais mais complexos, onde ninguém parece ter o controle.

3. e) As afirmações I, II e III estão corretas.

I. Correto.  Boaventura afirma que toda a afirmação fundamental do pensamento crítico não se reduz ao que existe.

II. Correto. Para Boaventura, a realidade deve ser vista com um campo de amplas possibilidades e que a teoria crítica deve ampliar, por meio da reflexão e comprovação, as formas de sociedade mais justas.

III. correto. Boaventura afirma que a análise crítica deve ter características de transcender aos acontecimentos e as relações sociais, não se restringindo apenas ao que existe, mas propondo a melhora da realidade.



jessykahtamaluquinh: e as resposta da 4 e da 5 questão Elamambretti Universitário vc fez.
elamambretti: quais são as questões 4 e 5?
luziafambre: 5 e a e
elamambretti: Luzia só havia 3 ..envie as que faltam
thielendarmas: e a 4 alguém sabe faz favor
celinharosa29: 1e,2d,3e,4c,5e
thielendarmas: obrigado
danieldesousa: para trabalhos acadêmicos watts 067991324766
Respondido por lilbrunoo1
0

Resposta:

QUESTIONÁRIO I – TEORIA DO CONHECIMENTO

Explicação:

➜ QUESTIONÁRIO I – TEORIA DO CONHECIMENTO

O positivismo:

Resposta Marcada :

É uma filosofia relativista, por um lado, afirma ser experimentalismo sistemático, por outro, acredita que qualquer pesquisa sobre a causa última não é científica.

PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  0

Relacione as 3 leis básicas do pensamento de Comte:

I – Teologia-Estado ficcional

II – Estados abstratos metafísicos

III – Estados da ciência

(   ) nos quais os fenômenos são explicados por forças ou entidades abstratas ocultas, como os princípios da vida.

(   ) explicam fenômenos e os faz obedecer às leis provadas por experimentos.

(   ) com diferentes estágios (fetichismo, politeísmo e monoteísmo), em que o espírito humano explica os fenômenos por meio da vontade transcendente ou forças sobrenaturais.

Resposta Marcada :

II – III – I

PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2

Sobre o estruturalismo saussuriano, é correto afirmar que:

Resposta Marcada :

Embora Saussure seja fiel à teoria linguística no sentido histórico, ele se opõe à supressão da pesquisa da linguagem como uma realidade permanente em um determinado momento.

PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2

O funcionalismo não é apenas uma teoria, é também uma forma de pensar a linguagem e sua relação com as organizações mundiais, por isso:

Resposta Marcada :

É impossível resumir as pesquisas mais recentes dentro de seu escopo de pesquisa.

PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2

De acordo com o conceito de valência, o espaço em branco para os verbos a serem preenchidos pode corresponder aos seguintes termos de acordo com a necessidade do verbo, exceto:

Resposta Marcada :

Adjetivo.

PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2

Considera-se a filosofia hegeliana como dialética pelo fato de:

Resposta Marcada :

O conhecimento ser um constante processo de oposição e renovação, em direção a algo absoluto, único e imutável, isto é, a verdade.

PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2

Hegel é considerado idealista pois:

Resposta Marcada :

Argumenta exclusivamente por meio da noção racionalista da realidade.

PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  0

Ao pensarmos nas razões que nos levam a cair em certas questões sociológicas, antropológicas ou políticas, pensamos porque estudamos certos temas e não outros temas, a fim de evidenciar aspectos que julgamos relevantes para a sociedade real. Sob um plano mais específico, precisamos tomar decisões (ontologia, metodologia, epistemologia, métodos de pesquisa e tecnologia), e essas, na ciência, são:

Resposta Marcada :

Conduzidas pelo constante retorno às nossas justificativas, do porquê em ponderarmos que a pergunta de partida empregada em um dado trabalho proverá apontamentos, pistas, interessantes às ciências sociais.

PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2

Algumas das chaves analíticas interessantes para discutir a metodologia na pesquisa contemporânea são, exceto:

Resposta Marcada :

Progresso racional.

PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2

Uma sugestão apresentada por Giddens para aproximar a dualidade existente na teoria social, como agência e estrutura, objetiva e subjetiva, ou macro e microanálise. É uma teoria de processo contínuo, e sua principal unidade de análise é a dualidade dessa estrutura. Explicamos: Para Giddens, os atores são reflexivos, nos quais devemos considerar o comportamento dos indivíduos e a influência das estruturas sobre esses indivíduos. Nesse conceito reflexivo, o indivíduo ganha luz porque é “a capacidade de pensar conscientemente sobre si mesmo”:

Resposta Marcada :

Teoria estrutural.

PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2

Total16 / 20

Perguntas interessantes