História, perguntado por 000000006738, 8 meses atrás

1- Na Coleção de textos Sobre a História, Eric Hobsbawm defende que aquilo que os historiadores investigam é real e torna-se necessário, como ponto de partida, fazer a distinção entre fato comprovável e ficção para pensar o presente e o passado. Com base no trabalho do historiador e na produção histórica sob o ponto de vista de Hobsbawm, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

a) O sentido do passado como continuidade coletiva da experiência humana associa a noção da origem como elemento formador das ideologias nacionalistas, étnicas ou fundamentalistas que espelham seu presente num passado glorioso, seja real ou fabricado.
b) O autor considera os historiadores também como autores políticos podendo produzir tantos danos quanto um físico nuclear, já que os estudos históricos podem se converter, para as ideologias nacionalistas e fundamentalistas, também em fábricas de bombas.
c) O presente como reflexo do passado é uma idéia que carrega uma noção de mudança histórica acompanhando as transformações demográficas e tecnológicas, entretanto, tomar o passado como modelo, não implica na crença de que haja imobilidade da sociedade.
d) O processo de construção histórica é resultado da clivagem entre o campo do público, que considera os eventos marcados no tempo e espaço, com os aspectos humanos da cultura e do imaginário percebidos na observação e na experiência atemporal.​

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinaglosqui
0

Resposta:

se descobrir a resposta me avisa pfb

Respondido por bibimmcolaco
0

Resposta:

‍♀️

Explicação:

????????????????

Perguntas interessantes