1)
Na célula muscular, o processo de quebra das moléculas de adenosina trifosfato (ATP) irá proporcionar a transformação de energia química em energia mecânica. Assim, quais são os sistemas energéticos que ressintetizam o ATP nos metabolismos anaeróbio e aeróbio, respectivamente?
Escolha a alternativa totalmente correta.
Alternativas:
a)
Sistemas anaeróbios: via glicolítica e beta-oxidação – Sistemas aeróbios: ATP-CP, glicólise aeróbia, ciclo de Krebs e cadeia de transporte de elétrons.
b)
Sistemas anaeróbios: glicólise aeróbia, ciclo de Krebs, cadeia de transporte de elétrons e beta-oxidação – Sistemas aeróbios: ATP-CP, ADP-ADP e glicólise anaeróbia.
c)
Sistemas anaeróbios: ATP-CP, ADP-ADP e glicólise anaeróbia – Sistemas aeróbios: glicólise aeróbia, ciclo de Krebs, cadeia de transporte de elétrons e beta-oxidação.
d)
Sistemas anaeróbios: fosforilação oxidativa – Sistemas aeróbios: hidrólise, via glicolítica e cadeia de transporte de elétrons.
e)
Sistemas anaeróbios: ATP-CP e ciclo de cori – Sistemas aeróbios: Hidrólise e sistema ADP-ADP.
2)
A Glicólise aeróbia consiste na decomposição do glicogênio e formação de CO2 (dióxido de carbono) e H2O (água), onde os resultados das reações químicas são a transformação do glicogênio em glicose, e da glicose em ácido pirúvico, com ressíntese de ATP. Porém, no processo de glicólise aeróbia o ácido pirúvico não se transforma em ácido lático, o que diferencia da glicólise anaeróbia, devido a presença de O2 (oxigênio). Desta forma, a formação de ácido pirúvico pela glicólise aeróbia resultará em qual molécula para dar início ao ciclo de Krebs?
Assinale a alternativa correta
Alternativas:
a)
Ácido lático.
b)
Ácido carbônico.
c)
Acetil-CoA.
d)
Acil-CoA.
e)
Ácido graxo.
3)
Sobre calorimetria a ser medida no corpo humano, analise a sentença e complete as lacunas.
O termo _________ representa uma unidade de mensuração da energia, definida como a quantidade de calor. Para elevar em 1ºC a temperatura de 1 L (1 Kg) de água é necessário mil calorias, que pode ser representada por quilocaloria (Kcal). Os alimentos diferentes possuem quantidades __________ de energia, sendo necessária uma intervenção laboratorial para medir o valor energético total dos nutrientes alimentares. Essa intervenção ocorre através da utilização de aparelhos chamados de _____________ que possibilitam a quantificação calórica expressa em Kcal.
Assinale a alternativa que preencha as lacunas de forma correta, respectivamente.
Alternativas:
a)
Energético – iguais – calorímetros.
b)
Caloria – diferentes – calorímetros.
c)
Caloria – iguais – calorímetros.
d)
Energético – diferentes – calorímetros.
e)
Caloria – diferentes – termostato.
4)
Segundo McArdle, Katch e Katch (1998) cada grama dos macronutrientes gordura, carboidrato e proteína possuí uma quantidade calórica para fornecimento de energia efetiva. Quais são as quantidades de caloria efetiva por grama de gordura, carboidrato e proteína?
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
9,4 Kcal/g de gordura; 4,2 kcal/g de carboidrato e 5,65 kcal/g de proteína.
b)
18 Kcal/g de gordura; 8,4 kcal/g de carboidrato e 5,65 kcal/g de proteína.
c)
9,4 Kcal/g de gordura, carboidrato e de proteína.
d)
4,2 Kcal/g de gordura, carboidrato e de proteína.
e)
5,65 Kcal/g de gordura, carboidrato e de proteína.
5)
A produção de ácido lático no músculo é proveniente da quebra de qual substrato?
Assinale a alternativa correta
Alternativas:
a)
Quebra de ácidos graxos pelo sistema ADP-ADP.
b)
Quebra de glicose e glicogênio pela glicólise.
c)
Quebra de lipídios pela lipólise.
d)
Quebra de adenosina trifosfato (ATP) pela hidrólise.
e)
Quebra de proteínas pelo sistema ATP-CP.
Soluções para a tarefa
AV1: 1C, 2C, 3B, 4A e 5B
Olá caro estudante,
a seguir a análise das questões.
Questão 1. O sistema anaeróbico láctico ou ATP-CP, ADP-ADP e glicólise anaeróbia são os processos que geram energia de forma anaeróbica nos músculos. Os sistemas energéticos que ressintetizam o ATP no metabolismo aeróbio são a glicólise aeróbia, o ciclo de Krebs e a cadeia de transporte de elétrons, processos que consistem no que chamamos de respiração celular, além da beta-oxidação, processo que utiliza lipídios como fonte energética. Alternativa C.
Questão 2. No processo de produção de energia pela célula uma molécula de glicose será quebrada formando duas moléculas de piruvato que irão fazer parte ou da cadeia respiratória (processo aeróbico) ou da fermentação (processo anaeróbico). A molécula que dará início ao ciclo de Krebs oriunda do piruvato da glicólise é a Acetil-CoA. O piruvato ainda pode ser originado, além de moléculas de glicose, de moléculas de ácidos graxos ou aminoácidos. Alternativa C.
Questão 3. A unidade em questão aqui é a caloria (símbolo, cal), uma unidade de energia utilizada para informar a quantidade energia dos diferentes tipos de alimentos. Diferentes tipos de alimentos tendem a ter diferentes quantidades de calorias. Já o aparelho que mede em laboratório a quantidade de calorias de um dado alimento é calorímetro. Lembrando que termostato é o nome que se dá ao aparelho que mede a temperatura. Alternativa B.
Questão 4. Os carboidratos, as proteínas e as gorduras são importantes fontes de energia para os seres vivos sendo fundamentais na sua nutrição juntos com vitaminas e sais minerais. Dentre esses o nutriente com maiores quantidades de calorias é a gordura, tendo aproximadamente o dobro de calorias de carboidratos e proteínas que possuem um valor muito aproximado da quantidade de calorias. Assim a alternativa A é correta.
Questão 5. Durante o exercício intenso do organismo, algumas vezes a oferta de oxigênio não irá atender a alta demanda desta substância para produção de energia. Nesse momento o organismo irá começar a produzir adicionalmente energia de forma anaeróbica. Esse processo chama-se fermentação láctica porque produz exatamente o ácido láctico, substância responsável pelo desconforto da fadiga muscular. A fermentação láctica é o processo de produção de energia posterior a glicólise que utiliza glicose e glicogênio como substrato. Alternativa B.
Um abraço!