Ed. Física, perguntado por anirarosa69, 6 meses atrás

1-na antiguidade quantas competições olímpicas foram realizadas?​

Soluções para a tarefa

Respondido por katiely946
1

Explicação:

As disputas estavam diretamente ligadas as atividades de guerra, eram uma preparação aos combates. Um exemplo é a ginástica artística, o esporte possui uma modalidade chamada cavalo com alças, tinha como finalidade adquirir maior habilidade ao cavalgar.

Dentre os esportes praticados na época, a corrida foi a pioneira. As provas aconteciam em linha reta dentro do estádio e eram divididas em três distintas. Estádio, a primeira delas, correspondia a uma volta, diaulo, duas voltas e a dólico, corrida considerada de longa distância aproximadamente 20 vezes o comprimento do estádio.

Compondo as disputas de combate, a luta livre, denominada atualmente de luta greco-romana, trazia como objetivo derrubar por três vezes o oponente, e somente quando o competidor reconhecia a derrota, o embate finalizava. Um pouco diferente no boxe, onde os atletas utilizavam couro para proteger as mãos e não para aliviar o sofrimento do adversário, mais tarde introduziram pedaços de metal, o que tornava o esporte muito violento. Porém não mais que o pancrácio, uma junção da luta com o boxe, modalidade que poderia levar a morte de um deles, as únicas práticas não permitidas eram mordidas e arrancar um dos olhos.

Unindo cinco modalidades diferentes, o pentatlo, muito similar ao presente, era composto por corrida, salto em distância, lançamento de disco, dardo e luta. Todas finalizadas no mesmo dia, a corrida abria as disputas enquanto a luta encerrava. No salto em distância não se praticava corrida para ajudar no impulso, utilizava-se pesos nas mãos que eram arremessados a frente durante a execução.

Algumas provas eram realizadas fora do estádio, no hipódromo, como a corrida de bigas, que consistia em carros puxados a princípio por quatro cavalos, depois diminuiu para dois. Posteriormente inseriram a corrida de cavalos, com cavaleiros montados nos animais.

Homens livres, gregos e sem registro de crime eram autorizados a competirem e tinham como obrigatoriedade estarem nus durante os embates. Há várias suposições para esse fato, uma delas seria o clima quente de Olímpia. Outra hipótese é de um atleta chamado Orsipos, que durante sua prova percebeu que poderia adquirir melhor desempenho retirando suas roupas. E ainda, a teoria de que as mulheres não infringiriam as regras, como não podiam participar, não haveria a possibilidade de se passarem por homens.

Começavam a preparar os locais da competição com um ano de antecedência, por meio dos juízes, que acumulavam as funções de organizar o evento e verificar quem estava apto a competir. Esse processo de seleção, semelhante ao utilizado atualmente, os atletas intensificavam sua preparação para garantir a vaga após o anúncio da trégua aos combates.

O evento era marcado com muita festa, comida e bebidas. Uma oferenda aos deuses e um desfile dos competidores compunham o início dos jogos. Somente no último dia de provas, os vencedores recebiam seus prêmios em clima de comemoração.

Após mudar suas crenças para o cristianismo, Teodósio I, imperador romano, anulou todas as tradições gregas no ano de 393 d.C., pondo fim a Era Antiga dos Jogos Olímpicos. Uma época que consagrou o nome de Leônidas de Rhodes, atleta que garantiu 12 triunfos consecutivos nas três provas de corrida, estádio, diaulo e dólico, durante os anos de 164 e 152 a.C.,


anirarosa69: vlw mano, vc deve ter cansado de escrever isso tudo
katiely946: que nada colei do google já tinha estudado isso por isso já sabia o site em que tinha a resposta
Perguntas interessantes