1.Na África, quais eram as condições para um indivíduo se tornar escravo?
2. Quem foram os responsáveis pelo tráfico de africanos no Atlântico entre os séculos XVI e XIX?
3. Quem eram os trabalhadores afrodescendentes libertos?
4. De que forma os negros africanos tentaram resistir a escravidão?
5. O que eram os quilombos? E qual o maior e mais duradouro quilombo brasileiro?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.As pessoas se tornavam escravizadas na África principalmente por guerras. Outra forma de escravidão presente na África foi a escravidão por dívida: o indivíduo endividado passava a ser escravo do credor da dívida.
2.Com o tempo, outras nações europeias começaram a envolver-se com essa atividade e não apenas os portugueses. O tráfico de africanos realizado pelos portugueses, a princípio, atendia suas necessidades internas e de suas ilhas atlânticas.
3.os libertos eram cidadãos de segunda categoria, uma vez que, como rezam seus termos, eles possuíam tão somente cidadania passiva, a qual lhes permitia apenas o gozo de direitos civis, mas não de direitos políticos.
4.Entre as diferentes formas de resistência dos escravos podem ser mencionadas as fugas coletivas, ou individuais, as revoltas contra feitores e seus senhores (que poderia ou não ter o assassinato desses), a recusa em trabalhar, a execução do trabalho de maneira inadequada, criação de quilombos e mocambos etc.
5.E entre os quilombos brasileiros, o de maior destaque foi o Quilombo dos Palmares, que por mais de um século conseguiu resistir aos ataques dos colonizadores portugueses. O Quilombo dos Palmares formou-se na Serra da Barriga, na antiga capitania de Pernambuco.
Espero ter ajudado! : )
(Se puder colocar melhor resposta agradeço)