1) Muitas são as indagações dos seres humanos acerca da sociedade em que vivem, ou mesmo dos indivíduos. As inquietações nos levam a pensar, pois pensar é um ato social e político. A Filosofia também possibilita ao homem pensar nessas questões, contudo, o pensar filosófico tem características que o diferem das outras formas de pensar. Assinale a alternativa que contém uma característica do pensamento filosófico: a) O fato de não acatar os conceitos sem buscar o sentido desse. Daí essa forma de pensar busca a consciência. b) Saber fazer boas perguntas, porque o pensamento filosófico requer questionar sempre, mesmo que não chegue a nenhuma conclusão. c) O pensamento filosófico é o pensamento da negação, enquanto o pensamento sociológico, ou político, é o pensamento de afirmação. d) É a condição da própria Filosofia que remonta à antiguidade e se apoia nos pensamentos de Sócrates. e) São diferentes, porque a base teórica os difere, os fundamentos da sociologia assentam-se na prática e dinâmica social e a filosofia, nas reflexões.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)
O fato de não acatar os conceitos sem buscar o sentido desse. Daí essa forma de pensar busca a consciência.
RESPOSTA CORRETA
O pensamento filosófico é marcado pelos questionamentos, pois o filósofo nunca acata uma verdade sem questioná-la até que encontre um sentido, ou seja, que atinja a consciência. Essa forma de pensar não se caracteriza na negação por si mesma, mas a utiliza como forma de argumentação. O pensamento filosófico tem a sua origem na antiguidade, mas não se prende a ela e, por fim, não se pode caracterizar o pensamento sociológico como aquele que se assenta na prática e dinâmica social, apenas que não tem o mesmo processo de construção do pensamento.
Resposta:A. O fato de não acatar os conceitos sem buscar o sentido desse. Daí essa forma de pensar busca a consciência.
Explicação:O pensamento filosófico é marcado pelos questionamentos, pois o filósofo nunca acata uma verdade sem questioná-la até que encontre um sentido, ou seja, que atinja a consciência. Essa forma de pensar não se caracteriza na negação por si mesma, mas a utiliza como forma de argumentação. O pensamento filosófico tem a sua origem na antiguidade, mas não se prende a ela e, por fim, não se pode caracterizar o pensamento sociológico como aquele que se assenta na prática e dinâmica social, apenas que não tem o mesmo processo de construção do pensamento.