1. Mith e Mikami (1914, p. 1) explicam que a História da Matemática japonesa pode ser dividida em seis períodos. Quais são esses períodos? 2. Resolva a equação: , utilizando a fórmula de Cardano. 3. Um belo teorema estudado é: Dê um exemplo para o referido teorema. 4. Um dos problemas estudados pelos Gregos era: encontrar dois números tais que sua soma e a soma dos seus quadrados sejam conhecidos. Diante do exposto, determine os números que somados resultam 5 e a soma dos seus quadrados resultam 13.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
• O primeiro período até o ano de 522, quando observamos intensa influência chinesa.
• O segundo período de aproximadamente mil anos (552 - 1600) foi marcado pela influência do tipo de aprendizagem chinesa na Korea.
• O terceiro período teve menos de um século de duração (1600 - 1675) marcado pela influencia de Seki. Este período pode ser chamado como Renascimento da matemática japonesa.
• O quarto período (1675 - 1775) pode ser comparado de modo sincrônico ao mesmo período na Europa. Justamente com uma iniciativa de Descartes, Newton e Leibnitz preparam o caminho para os trabalhos de Bernoulli, Euler e Laplace. Os trabalhos do grande matemático japonês Seiki e de seu aprendiz Takebe evoluíram bastante neste período.
• O quinto período se estende de 1775 a 1868. É o período de culminância da influencia da Matemática Japonesa (SMITH; MIKAMI, 1914, p. 2).
• O sexto período inicia com a incursão da cultura japonesa em outros países.