ENEM, perguntado por alexdenis4627, 1 ano atrás

1) "mesmo na mais paradigmática ‘rebelião escrava no brasil", a famosa "revolta dos malés" em salvador, em 1835, os libertos representavam 38% dos insurretos presos. muitos eram artesãos ou comerciantes independentes." de acordo com o texto acima marque a alternativa que o interprete corretamente em relação aos participantes da rebelião.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
8

d. As rebeliões tidas como “revolta de escravos” foram elaboradas a partir de alianças, constituindo-se em um acontecimento bastante complexo.

A Princesa Isabel é considerada a pessoa que libertou os escravos, ao assinar a Lei Áurea no ano de 1888, em 13 de maio, tal lei dava um fim à escravidão e, respectivamente, ao regime escravocrata. Mas anteriormente, outras leis também haviam sido assinadas visando o fim da escravidão.

As rebeliões dos escravos envolviam não só os escravos, mas também alguns homens livres, e um setor da sociedade contrária à escravidão.

Em anexo acrescentei o complemento da questão.

Bons estudos!

Anexos:
Respondido por LucasFernandesb1
4

Olá, tudo bem?

A pergunta encontra-se incompleta, abaixo acrescento as alternativas da mesma:

a. Os levantes no tempo da escravidão era elaborado por abolicionistas que tinham como parceiros homens negros livres.

b. Revoltas de escravos eram sempre realizadas unicamente com escravos sem envolvimento de indivíduos livres.

c. As rebeliões de escravos eram realizadas por indivíduos Malés que eram islâmicos, e insuflavam a revolta contra o sistema escravagista.

d. As rebeliões tidas como "revolta de escravos" foram elaboradas a partir de alianças, constituindo-se em um acontecimento bastante complexo.

e. As rebeliões eram articulados entre as elites dos escravos constituindo um acontecimento com pouca elaboração.

  • A resposta é a alternativa em negrito. ✅

  • O que foram as "revoltas de escravos"?

As "revoltas de escravos" eram rebeliões que aconteciam com o propósito de acabar com a escravidão, antes disso acontecer de fato foram criadas leis que pudessem atenuar as revoltas sem que a escravidão chegasse ao fim.

  • Por que tais rebeliões foram formadas por "alianças"?

Apesar de terem enfoque escravista, existiam outras pessoas que participavam dessas rebeliões como escravos já libertos e "não-negros" contrários à escravidão. Considera-se que essas rebeliões foram formadas por alianças pois não só os negros participavam, mas outras pessoas com interesses particulares ou mesmo pensamentos contrários à escravidão.

  • Quais os resultados das "revoltas de escravos"?

Tais lutas resultaram no fim da escravidão, através da Lei Áurea assinada pela Princesa Isabel em 1888. Porém, antes mesmo, outras leis já haviam sido criadas visando amenizar os problemas causados pelas revoltas e pelo desejo de liberdade dos escravizados, como:

  • Lei dos sexagenários: A liberdade era adquirida ao completar os 60 anos. Essa idade dificilmente era alcançada e aqueles que alcançavam e eram libertos, ficavam ao relento.

  • Lei do ventre livre: Todos os filhos de escravos passaram, automaticamente, a serem livres após certa idade.

Leia mais em:

  • https://brainly.com.br/tarefa/5072770

Espero ter ajudado :-) Boa sorte.

Anexos:
Perguntas interessantes