1. Marquês de Pombal realizou uma série de reformas em Portugal as quais afetaram o Brasil. As medidas tomadas por Pombal foram incluídas pelos historiadores em um movimento político conhecido como a) absolutismo. b) anarquismo. c) despotismo esclarecido. d) liberalismo. e) feudalismo. 2. Uma das medidas mais polêmicas tomadas por Marquês de Pombal, enquanto secretário de Estado em Portugal, foi o de aumentar alguns impostos que eram cobrados na maior colônia portuguesa – o Brasil. Esses impostos foram utilizados para realizar a reconstrução de Lisboa, destruída pelo terremoto de 1755. Uma das consequências dos aumentos de impostos tomados por Pombal foi a a) Inconfidência Mineira. b) Inconfidência Baiana. c) Revolução Praieira. d) Confederação do Equador.
Soluções para a tarefa
1. Letra C, sendo que as medidas realizadas pelo Marquês de Pombal são congruentes com o modelo de despotismo esclarecido, sendo que o mesmo realizou reformas de cunho administrativo e educacional, buscando também promover o desenvolvimento da colônia e das terras do Reino de Portugal.
2. Letra A: tem-se que uma das consequências dos aumentos de impostos tomados por Pombal foi a ocorrência da Inconfidência Mineira, sendo que o resultado da inconfidência mineira direto foi a vitória da coroa sobre os inconfidentes, levando Tiradentes a ser executado em praça pública. Entretanto, a inconfidência foi um importante movimento inspirado nos ideais iluministas
1) As medidas tomadas por Pombal foram incluídas pelos historiadores em um movimento político conhecido como o que está representado na letra C) despotismo esclarecido.
Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido como Marquês de Pombal, foi um político e estadista português que se tornou ditador e defendia o absolutismo, ou seja, a centralização administrativa no rei. Foi ele o responsável por expulsar os jesuítas do país.
No entanto, ele foi responsável por dar início a diversas reformas administrativas no país que geraram o desenvolvimento econômico e social. Além disso, deu maior importância ao comércio colonial, além de fundar um banco e modernizar o exército. Todas essas medidas tomadas por ele se caracterizam como despotismo esclarecido, pois tinham base no Iluminismo.
2) Uma das consequências do aumento de impostos tomados por Pombal está corretamente apresentada na letra A) Inconfidência Mineira.
Um grande fator para a ocorrência da Inconfidência Mineira foi o aumento de impostos por parte de Pombal, pois isso levou a um descontentamento da elite de Minas Gerais, uma vez que a extração do ouro era a principal atividade econômica do período, e os indivíduos passariam a pagar mais por ela.
Inconfidência Mineira:
- Local: Minas Gerais (1789-1792)
- Causas: derrama, que era a cobrança da coroa portuguesa sobre a população quando a meta de ouro anual não era atingida, além de crise econômica;
- Reivindicações: liberdade política, econômica, cultural e religiosa. Os inconfidentes desejavam que o Absolutismo terminasse e fosse proclamada uma República.
A revolta recebeu influências externas, mais especificamente da Revolução Francesa. Ela possuía características emancipacionistas. Além disso, a Inconfidência Mineira foi liderada pela elite.
Leia sobre assuntos relacionados em:
https://brainly.com.br/tarefa/17009
https://brainly.com.br/tarefa/19042779