1. Marque apenas as frases que estão na linguagem conotativa.
a) Aquele suco de limão estava muito azedo!
b) O senhor da casa ao lado é um homem azedo.
c) A vida é uma nuvem que voa.
d) Fiz a barba com gilete.
2. Aponte a figura de linguagem presente na expressão: “Naquela terrível luta, muitos adormeceram para sempre”.
a) Antítese
b) Eufemismo
c) Hipérbole
d) Prosopopeia
3. Na expressão “A natureza pode estar chorando” temos:
a) antítese
b) eufemismo
c) ironia
d) personificação
4. Marque apenas as alternativas verdadeiras
I- A conotação trata do significado básico e objetivo de uma palavra.
II- A denotação é o contrário da conotação, pois trata do sentido figurado, simbólico das palavras.
III- A prosopopeia também chamada de personificação, consiste em atribuir características de seres humanos a seres irracionais.
IV- O eufemismo consiste em empregar uma palavra ou expressão para amenizar o sentido desagradável de outra.
V- Encontramos a denotação muito presente em textos literários como os poemas.
5.Observe o trecho da canção “Exagerado” do cantor Cazuza e responda: "Eu nunca mais vou respirar Se você não me notar Eu posso até morrer de fome Se você não me amar." Qual a figura de linguagem que representa os versos destacados no fragmento da canção acima?
Rápido por favor!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Questão 1-
a) denotativa, pois apresenta o sentido da palavra "Azedo" como sua forma padrão, presente no dicionário.
b) conotativa, pois a palavra "Azedo" agora é utilizada em sua forma figurativa (não literal).
c) conotativa, pois dá à palavra "vida" características figurativas, poéticas, citando ela como uma "nuvem que voa", referindo-se à sua rápida passagem e sua leveza em detalhes.
d) denotativa, pois apresenta um fato concreto, com palavras utilizadas de forma literal e direta.
Questão 2-
-Parando para analisar a frase, vemos que a principal informação a ser passada é que "em uma frondosa luta, muitos morreram", ou seja, ao comparar-se com a frase de origem, há uma certa omissão quanto á realidade. Dito isso, a figura de linguagem que se adapta ao contexto é: Eufemismo. (letra b)
Questão 3-
-Mediante a análise da frase, temos que a informação a ser passada é que "a natureza, mediante á influência de terceiros, está sendo prejudicada", a partir de tal análise, vemos que o texto original refere à natureza uma característica que ela, como um termo inanimado, não poderia tê-lo. Dito isso, a figura de linguagem que se adapta ao contexto é: Personificação ou Prosopopeia. (letra d)
Questão 4-
I- (falso). Ao contrário do que afirma a frase, a conotação é a denominação dada à frases que apresentam caráter FIGURATIVO em seu contexto.
II- (falso). Não em concordância com o dito, as frases caracterizadas como denotativas tem seu cunho voltado ao sentido literal e não simbólico das palavras.
III- (correto). Como no exemplo da frase: "a casa parecia triste, pois há muito não via em si moradores", a figura de linguagem citada na frase aderiu ao objeto inanimado (casa) uma emoção de talhe humano.
IV- (correto). Como no exemplo da frase: "... no fatídico dia em que encontrar-me-ei com os anjos do céu", que dá um ótimo exemplo do eufemismo aplicado sobre o termo "morte"; afagando seu sentido com o uso de outras palavras que o referem.
V- (falso). De fato podemos ver veracidade na afirmação, porém o que justifica a sentença é a sua ultima parte que cita o gênero literário poema como sendo um texto de uso denotativo (não podendo generalizar o uso, podendo sim haver poemas denotativos); o poema manifesta-se como uma projeção emocional do autor a respeito de objetos terciários, logo, faz grandes alusões figurativas em seu contexto.
Questão 5-
-Fazendo uma rápida análise se é notável o grande exagero em que os termos são postos relativos à uma circunstância; dada a tal análise é possível caracterizar o forte uso da figura linguística denominada Hipérbole, que é famigerada por acrescentar proporções exageradamente expansivas ao termo em questão. (R: Hipérbole)
Espero ter ajudado :)