1. Marque a alternativa correta em relação ao dualismo corpo-consciência em R. Descartes *
1 ponto
R. Descartes postula que o ser humano é formado de duas partes: o corpo (Res extensa) e a mente (Res cogitans).
Para R. Descartes é o conceito emocional que garante a relação entre corpo, mente e coração.
Com a mente e o corpo em sintonia, não há como separar Res cogitans e Res Extensa.
Somente a ciência garante o conhecimento em R. Descartes.
2. Marque a alternativa correta em relação ao gênio maligno em R. Descartes *
1 ponto
Deus é um conceito imperfeito que facilmente pode ser postulado como enganador.
Não existe relação do conceito de Deus cartesiano com o cristianismo.
Por ser todo poderoso, Deus pode enganar toda a humanidade, independentemente da racionalidade.
Sendo perfeito, Deus, no conceito cartesiano, não pode entrar em contradição consigo mesmo sendo um enganador.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Resposta correta
R. Descartes postula que o ser humano é formado de duas partes: o corpo (Res extensa) e a mente (Res cogitans).
D) Resposta correta
Sendo perfeito, Deus, no conceito cartesiano, não pode entrar em contradição consigo mesmo sendo um enganador.
1 - É correta a alternativa A, já que o dualismo em Descartes se dá entre corpo e mente. Estaria relacionado ao corpo todo o conjunto de experiências sensíveis (ou seja, aquilo que vemos, ouvimos ou sentimos com o tato, por exemplo) enquanto que a mente estaria relacionada com todas as nossas "experiências" intelectuais, sendo a Razão, a Reflexão e a matemática pura alguns dos "domínios" da mente.
2 - É correta a alternativa D, sendo a ideia de um "deus enganador" uma hipótese que Descartes avalia e depois descarta no decorrer de suas Meditações Metafísicas. Um "deus enganador" só poderia existir se Deus não fosse um Ser Perfeito.