Filosofia, perguntado por guibueno765, 5 meses atrás

1. Marque a alternativa correta em relação à filosofia patrística.


a) Esse movimento filosófico tinha como principal característica a busca por explicações metafísicas que justificassem a fé cristã.
b) Encontro entre a filosofia Aristotélica e a proposição lógica.
c) Momento de descontração muito raro na filosofia.
d) Relação entre a filosofia e a proposição política.
e) Concepção empirista que justifica a relação entre a fé católica e o ceticismo grego.

2. Marque a alternativa que melhor corresponde às influencias do pensamento de Agostinho de Hipona.


a) Tais influências dizem respeito à filosofia empirista da idade moderna.
b) A teoria heraclitiana é a base conceitual da filosofia agostiniana.
c) A teoria da iluminação de Agostinho revela muitos traços da filosofia platônica a partir da concepção de transcendência.
d) Aristóteles, I. Kant e Mario Sérgio Cortella são influências diretas do pensamento de Agostinho de Hipona.
e) Não existe influência filosófica no pensamento Agostianiano.​


marianachsilva: c) A teoria da iluminação de Agostinho revela muitos traços da filosofia platônica a partir da concepção de transcendência
Niiikk: ↬ RESPOSTAS DIA 16/06 ッ
»Biologia 1- C 2- C
»Ed. Física 1- B 2- A
»Português 1- A 2- D
»Filosofia 1- C 2- A
»Matemática 1- D 2- B

Soluções para a tarefa

Respondido por burimgabi
27

Resposta Questão 1 - a

Explicação:

filosofia cristã formulada pelos padres da Igreja nos primeiros cinco séculos de nossa era, buscando combater a descrença e o paganismo por meio de uma apologética da nova religião, baseando-se em argumentos e conceitos procedentes da filosofia grega

Resposta Questão 2 - c

Explicação:

Essa é a Teoria da Iluminação de Santo Agostinho. Tal teoria é proveniente da doutrina da reminiscência de Platão, segundo a qual as ideias já residiriam em nossa alma e caberia ao filósofo despertá-las.

Respondido por larissamagrani
12

A alternativa correta com relação à Filosofia Patrística é: 1- A e 2 - C

A Filosofia passou por uma mudança significativa na transição entre a Filosofia da Antiguidade e a Filosofia da Idade Média. O homem se tornou o foco ligado à crença divina e a justificativa da fé cristã.

Desse modo, o bojo da Filosofia Patrística gira em torno de relacionar a razão com a fé, evidenciando os princípios metafísicos e ontológicos que viriam das doutrinas platônicas, aristotélicas e neoplatônicas. Sua preocupação vai de encontro com a tentativa de levar o homem a Deus pela Revelação e, também, pela racionalidade, função dada ao homem por Deus.

Uma das figuras importantes da Patrística é Santo Agostinho, autor de "As Confissões" e "A Cidade de Deus". Segundo Santo Agostinho, que concebe a teoria da iluminação divina, ideia de encontro da verdade e da felicidade. Assim, o exterior passa para o interior e eleva-se ao superior, ou seja, tudo o que é terreno ao homem (externo) deve ser apropriado e refletido de modo interno, através da razão e, assim, após refletido, é transferido para o superior, para Deus e para à divindade, Sumo Bem e Unidade. Seria, em outras palavras, o processo de remomeração de Deus.

Link: brainly.com.br/tarefa/111627

Anexos:
Perguntas interessantes